Dia da mancha: estratégia para identificação de hanseníase em Sobral - CE

Ana Beatriz Cavallari Monteiro, Michelly Terziotti de Oliveira, Luma Taveira Nunes, Hiroki Shinkai

Resumo


Introdução: Segundo a OMS, o Brasil é o líder mundial em prevalência da hanseníase e o estado do Ceará ocupa a 13ª posição no ranking nacional. Dados fornecidos pela Secretaria de Saúde registraram 2130 casos no ano de 2012. O município de Sobral perde em números apenas para duas outras cidades, observando-se, portanto, a necessidade de estratégias para detecção precoce e tratamento adequado desses casos.

Objetivos: Descrever a efetividade do Dia da Mancha na Atenção Primária à Saúde (APS) de Sobral para a detecção de casos novos de hanseníase.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O Dia da Mancha ocorre na última segunda-feira de cada mês e as Equipes de Saúde dedicam um turno para a realização de atividades de detecção precoce e reabilitação na hanseníase. Nesse momento são realizadas palestras, acompanhamento multiprofissional dos que estão em tratamento e atendimento clínico aos pacientes com queixa de manchas na pele. Os casos suspeitos de hanseníase são submetidos ao exame de baciloscopia e quando são confirmados é realizado uma busca ativa entre os contactantes do paciente. A divulgação é realizada durante o acolhimento e em visitas domiciliares. As outras doenças dermatológicas recebem o devido esclarecimento e tratamento.

Resultados: Após 14 anos de realização da estratégia, implantado inicialmente em todos os Centros de Saúde da Família de Sobral, apenas dois tem dado continuidade a ação de forma efetiva. Segundo o SINAN, entre 2005 e 2012 observou-se uma diferença significativa no número de casos novos detectados nesses dois bairros (207) e os outros 15 bairros pesquisados (374) sendo a média de 103,5 casos no primeiro grupo e 24,9 no segundo. Fatores importantes para a funcionalidade efetiva foram: o envolvimento da equipe multiprofissional, a divulgação maciça e despida de preconceitos e uma boa relação médico-paciente, que facilitaram a divulgação informal entre os próprios pacientes.

Conclusão ou Hipóteses: Atualmente a hanseníase ainda tem grande importância para a Saúde Pública no estado do Ceará e no município de Sobral. Programas de simples realização, como o Dia da Mancha, mostram-se efetivos para a detecção e tratamento precoce da doença, diminuindo assim a sua transmissibilidade. Observa-se, entretanto, a necessidade de maior adesão das outras Equipes de Saúde da Família.

 


Palavras-chave


Hanseníase; Atenção Primária à Saúde; Doenças Transmissíveis

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: