Interpretação da avaliação funcional do idoso na APS com utilização de gráfico

Marcilene Maria de Almeida Fonseca, Walter Luiz Moraes Sampaio da Fonseca, Maria de Fátima Alves de Oliveira

Resumo


Introdução: O aumento da longevidade e das doenças crônicas gerou mudanças no gerenciamento da atenção à saúde e na prática clínica. As doenças crônicas podem causar limitações funcionais e incapacidades nos idosos. A partir desse contexto e da prática dos autores no cuidado na APS, observou-se a necessidade da equipe ESF se instrumentalizar para identificar idosos com risco de fragilização e de adoecer.

Objetivos: Propor a utilização de uma ferramenta desenvolvida pelos autores que permite a representação gráfica rápida e global das dimensões pesquisadas na avaliação funcional da pessoa idosa, podendo ser anexada ao prontuário.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Esta ferramenta é um gráfico em forma de radar construido a partir da aplicação da Avaliação Multidimensional Rápida da Pessoa Idosa (Brasil, 2006), utilizando o aplicativo Excel do Microsoft Office, contemplando as 12 dimensões analisadas durante o exame do idoso. Cada dimensão deve ser pontuada conforme o grau de comprometimento. A figura é complementada com tabelas com os principais fatores de risco, fatores de fragilização e comorbidades detectados pelo profissional durante seu atendimento ao idoso. Para fins desse trabalho usou-se como referência o Caderno de Atenção Básica Nº 19 do Ministério da Saúde - Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa e a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

Resultados: A figura permite uma rápida visão da pessoa idosa e da análise dos resultados. As dimensões são nutrição, visão, audição, atividade sexual, cognição e memória, humor, continência, função de membros inferiores e superiores, atividades de vida diária, domicílio e suporte social. Cada dimensão é pontuada conforme o grau de comprometimento: 1-incapaz ou totalmente dependente 2-limitação ou parcialmente dependente 3-normal ou independente. A seguir os pontos são ligados formando uma figura geométrica. Quanto maior a superfície da figura melhor será o estado global da pessoa avaliada. Ela poderá ser refeita periodicamente conforme o planejamento da equipe.

Conclusão ou Hipóteses: O instrumento apresentado permite a visualização rápida do exame, facilitando ao profissional valorizar aspectos para preservação da independência física e psíquica da pessoa idosa, prevenindo a perda de capacidade funcional ou reduzindo os efeitos negativos de eventos que a ocasionem. Possibilita a avaliação funcional do idoso de forma sistematizada no atendimento ambulatorial e domiciliar.

 


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Saúde do Idoso; Avaliação Funcional

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: