A assistência acadêmica a saúde rural: um vínculo inovador

Iuri Matias Oliveira Schreiner, Laura Brandão Barros, Celsa Moura Souza, Mário Gabriel Lube Battilani

Resumo


Introdução: “A realidade vivida por milhares de amazonenses que habitam a zona rural é algo totalmente atípico em relação ao restante desse país continental”. Esse foi o pensamento em comum que ficou cravado em todas as pessoas que passaram pelo Programa Saúde e Cidadania (Universidade Federal do Amazonas).

Objetivos: O programa tinha como objetivo o levantamento de alguns dados importantes sobre a saúde de populações ribeirinhas, bem como a promoção de saúde nesses locais. Mas os alunos que por ali passaram, ficaram com um sentimento de que ainda havia mais a ser feito.

Metodologia ou descrição da experiência: Cerca de 40 pessoas entre residentes, alunos e professores já tiveram a chance de viajar pelo Programa vinculado ao departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFAM. O objetivo era complexo, afinal conscientizar uma população que é cheia de costumes distintos e realidade diferente não é fácil, principalmente quando não se tem muito tempo para o convívio diário. Entre tropeços e conquistas o resultado foi sem dúvida uma vitória. Com um jeitinho Brasileiro, dedicação e simplicidade, o linguajar foi se adequando a forma cabocla de se falar, os desenhos simples em cartolinas passaram a encantar e a atenção empregada foi a ferramenta certeira para conquistar espaço e confiança.

Resultados: Além de passar as mensagens fundamentais de prevenção e saúde, detectou-se uma enorme carência de profissionais. Para isso, alunos estão se mobilizando junto da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) para começarem um projeto de Saúde e Assistência Rural. A previsão é de que um grupo de alunos capacitados, um professor médico e alguns outros profissionais de saúde e de serviços públicos possam realizar mutirões em áreas desprovidas de necessidades básicas para a população: exames de fundo de olho, aferição de pressão, glicemia, apoio psicológico, são exemplos de bases da saúde que estão ausentes para habitantes de áreas mais remotas.

Conclusões ou hipóteses: Pretende-se criar um projeto de fluxo rotativo e continuo para que os estudantes tenham a experiência de conhecer a forma de vida peculiar de populações rurais do Amazonas, fortalecendo o papel social da Universidade e atuando de forma sistemática na vigilância e melhoria da saúde.


Palavras-chave


Saúde Rural; Acadêmicos; Amazonas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: