Relato situacional de uma equipe rural no interior de Minas Gerais

Flávia dos Santos Gameleira

Resumo


Introdução: O município de Ouro Branco tem 35mil habitantes e 10 Equipes de Saúde da Família. A montanhosa área rural é conhecida pela produção da batata, plantio de subsistência e pequenas criações. A Equipe Donato Severino de Souza, uma das duas equipes rurais, possui cerca de 1700 pacientes cadastrados distribuídos em 14 comunidades e presta cobertura assistencial à maior área geográfica do município.

Objetivos: Expor as características das comunidades assistidas pela equipe através do resumo de dados coletados, entrevistas e observações, mostrando informações como patologias prevalentes e aspectos demográficos, ambientais, socioeconômicos e epidemiológicos.

Metodologia ou descrição da experiência: Os dados foram obtidos a partir do trabalho da equipe, da bases de dados secundárias como Sistema de Informações na Atenção Básica (SIAB), de entrevistas com informantes-chave e da observação ativa. Para realização do diagnóstico contou-se com a colaboração da equipe e da comunidade em geral.

Resultados: A equipe é composta por uma médica, uma enfermeira, seis técnicas de enfermagem e três agentes comunitárias de saúde. Duas unidades de atendimento seguem o padrão preconizado pelo Ministério da Saúde e sete utilizam espaços adaptados de antigas escolas. As demais localidades não possuem instalações de saúde. As comunidades distam até 25 km do centro do município e até 40 km entre elas. A maioria das estradas não é pavimentada. Na época das chuvas algumas estradas são interditadas pelas águas. A equipe oferta serviços de pré-natal, puericultura, planejamento familiar, controle de hipertensão e diabetes, saúde do homem, do idoso e da mulher, tudo com rastreamento organizado e busca ativa.

Conclusões ou hipóteses: Observa-se alta incidência de parasitoses intestinais relacionadas ao saneamento básico ruim. Muitos adultos não tabagistas foram identificados com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica relacionada aos fogões à lenha em quase todas as casas. As maiores dificuldades de trabalho são as estradas ruins nos períodos chuvosos e a alta rotatividade de agentes comunitários pela falta de transporte.


Palavras-chave


Relato Situacional; Equipe Donato Severino de Souza; Ouro Branco

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: