Percepções da equipe de saúde em meio rural do município de Lages/SC

Diana Varela, Mara Regina Wolf, Maria Natalina Pires, Santos Barros Viana, Valdirene de Fátima Macedo

Resumo


Introdução: Considerada a porta de entrada e reguladora de todo o sistema de saúde a Atenção Básica tem, entre seus grandes desafios, o atendimento à população em zona rural. Dada a complexidade da assistência à saúde e a preocupação de proporcionar um serviço de qualidade, sente-se a necessidade de melhor entender a dinâmica dos serviços de saúde em cenário tão pouco explorado, como é o meio rural.

Objetivos: O objetivo deste estudo foi relatar a dinâmica de uma equipe de saúde que atua a mais de 15 anos na zona rural do município de Lages, SC.

Metodologia ou descrição da experiência: Para avaliar a percepção da equipe de saúde, o estudo foi sistematizado, pela enfermeira e gestora da equipe de saúde, utilizando como metodologia a observação das conversas informais realizadas pelos profissionais da equipe de saúde (médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem, odontóloga e auxiliar de consultório dentário) entre os meses de março a junho de 2013. A equipe desloca-se com um veículo Odontomóvel para realizar atendimento à saúde nas comunidades rurais. Durante o trajeto, a equipe dialoga sobre a comunidade a ser atendida, planejando a melhor forma de atendimento. De modo tímido e inseguro os profissionais se expressam.

Resultados: Os problemas de acesso às estradas que levam ao destino do atendimento, contratempo com o veículo que os transporta, intercorrências no atendimento, demora do socorro, ausência de estrutura adequada, equipamentos e materiais necessários para melhor prestar a assistência, desgaste dos profissionais, rotina diferenciada, dificuldade de comunicação via telefone com a zona urbana. De forma geral observou-se que o trabalho em meio rural é árduo e complexo. Através do dialogo/interação, mesmo que informais, entre a equipe é que foram identificadas as fragilidades e potencialidades do serviço, contribuindo para a troca de saberes multiprofissional e, consequentemente, para melhor planejar as ações.

Conclusões ou hipóteses: O vinculo existente da equipe com a população é fundamental e, apesar das muitas dificuldades encontradas no cotidiano deste meio, os profissionais são comprometidos com o trabalho, de forma que há necessidade de proporcionar maior visibilidade ao meio rural na tentativa de buscar investimentos melhorando as condições de trabalho e qualidade do serviço.

 


Palavras-chave


Atenção Básica; Saúde Rural; Percepção

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: