A territorialização como ferramenta de interação comunitária

Gabrieli Melissa Oissa, Cleo Borges, Naiara Monique de Vasconcelos Matias

Resumo


Introdução: A territorialização como princípio da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), estabelece que: limitar um território é essencial para permitir o planejamento e desenvolvimento de ações determinantes em saúde no local. Ademais, é uma ferramenta de Interação Comunitária, onde é possível conhecer a dimensão econômica, cultural e epidemiológica da região, possibilitando um atendimento especializado.

Objetivos: Demonstrar que além de ser um princípio da PNAB, a territorialização pode ser utilizada como ferramenta de Interação Comunitária, intensificando as visitas domiciliares, reconhecimento de culturas locais e aspectos econômicos, utilizado para dar melhorias à ação da Estratégia Saúde da Família.

Metodologia ou descrição da experiência: Neste relato de experiência, a localização geográfico-espacial é uma estratégia usada como forma de identificação dos determinantes sociais. Realizada em Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas Peri - urbanas de Várzea Grande, município cujo Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,734. Para aperfeiçoar o conhecimento sobre o local e as vantagens da limitação geográfica, foram utilizadas ferramentas como Fichas A, mapas que incluem a abrangência territorial total de uma UBS e suas respectivas micro áreas.

Resultados: Com o cuidado ao longo do tempo e a identificação territorial, percebe-se uma melhor forma de abordagem de acolhimento. Uma melhor interação com a rede de atenção à saúde, torna mais preciso os encaminhamentos de referência e contra referência do local. A territorialização proporcionou reconhecer os pontos positivos e negativos de cada região, conhecer a área de abrangência populacional de uma UBS e seus informantes chave, assim como conhecer o trabalho do que é o sistema público de saúde. Foi possível identificar que para a implantação de um sistema de redes de serviço público, consequentemente na de uma UBS, essa estratégia é indispensável.

Conclusões ou hipóteses: Conclui-se a partir deste relato que para o bom funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde, a territorialização é uma ferramenta indispensável, permitindo assim a equipe de saúde conhecer as condições epidêmicas, econômicas e culturais. Facilitando assim, uma melhor interação comunitária, na qual desenvolve-se um atendimento especializado pela Estratégia Saúde da Família.




Palavras-chave


Territorialização; Interação Comunitária; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: