Acessibilidade do usuário na Atenção Primária através do uso de redes sociais

Denis Conci Braga, Silvia Monica Bortolini, Jéssica Viel, Samanta Sgarbi Vebber, Gabriele Barazetti

Resumo


Introdução: A acessibilidade é o elemento estrutural mais necessário para o uso da Atenção Básica ao primeiro contato. Pode-se dizer que o indivíduo irá utilizar ou não o serviço de saúde dependendo do grau de acessibilidade do mesmo. O Facebook é um site e serviço de rede social na qual é possível adicionar usuários, troca de mensagens, além de notificar atualizações no perfil.

Objetivos: Descrever o uso de uma rede social para facilitar a comunicação entre o usuário do Sistema Único de Saúde e a equipe de uma Estratégia Saúde da Família (ESF). Relatar que melhorias no acesso aos serviços de saúde públicos podem ser obtidas através de uma comunicação online com os membros da equipe.

Metodologia ou descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência. A idéia de criar uma página no Facebook para a ESF irmã Thereza Uber surgiu da vontade de melhorar e aumentar a comunicação dos usuários com o serviço de saúde. São adicionados ao perfil da unidade os profissionais que nela trabalham e os moradores da área de abrangência. Inicialmente a página foi utilizada como fonte de informação às ações desenvolvidas, como reuniões com determinados grupos como HIPERDIA, insulino-dependentes, bem como sobre palestras desenvolvidas e notícias relacionadas à saúde. Atualmente, além desta função, também tem sido usada pelos pacientes para solicitação de informações e para agendamento de consultas.

Resultados: A página da internet foi criada em julho de 2013. Hoje possui 278 amigos, o que representa 6,78% da população atendida pela ESF (4095 habitantes). São realizadas publicações a cada dois dias. O gerenciamento da página é feito por três profissionais: médico, enfermeira e odontóloga, que se revezam nos temas a serem divulgados. Dentre as dúvidas de usuários já questionadas estão orientações quanto à posologia de remédios prescritos, datas e horários de atividades em grupo e acerca do funcionamento da unidade de saúde. Ainda, uma pequena parcela tem solicitado marcação de consultas através da página. O perfil da ESF pode ser acessado no site: https://www.facebook.com/irma.thereza.7.

Conclusões ou hipóteses: Acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente também nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação. Assim, propiciar aos usuários da ESF mais um canal de comunicação, contribui para a disseminação do conhecimento e melhor qualidade de atendimento, além de aproximar o paciente dos serviços de saúde.

 

 


Palavras-chave


Acesso aos Serviços de Saúde; Rede Social; Atenção Primária à Saúde

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