Atividades lúdicas como forma de inovação do cuidado em saúde

Martha Maria Vieira de Salles Abreu Artilheiro, Karina Tavares Gomes Leal, Maria Luísa Fontanella Bonifácio Neves, Aline Aguiar

Resumo


Introdução: Na Atenção Primária à Saúde, observamos grande demanda de doenças crônicas não transmissíveis. Ao conviver com a dinâmica do processo saúde-doença, os profissionais de saúde se deparam com o desafio de promover o autocuidado e mudança de etilo de vida; é neste sentido que a escuta qualificada e a atuação multiprofissional são essenciais para efetividade do tratamento.

Objetivos: Inserir as atividades lúdicas nos grupos clínicos como instrumento de efetivação do cuidado em saúde e da promoção de mudanças de estilo de vida. Ressaltar a importância da atuação de equipe multidisciplinar como provedora do cuidado integral à saúde.

Metodologia ou descrição da experiência: Na busca por uma maior efetividade no tratamento das doenças crônicas, a equipe da Estratégia Saúde da Família junto aos residentes médicos e multiprofissionais, percebeu a necessidade de inovar o cuidado dos pacientes. Foi criado para a atividade do grupo clínico o “Quiz da Saúde” na tentativa de tornar a atividade lúdica um diferencial no cuidado. A equipe preparou questões sim ou não que abordassem as principais dúvidas e questionamentos sobre saúde e qualidade de vida. Para que houvesse a participação de todos, disponibilizamos plaquinhas verdes (para as respostas positivas) e vermelhas (para as respostas negativas). Ao longo da dinâmica estimulamos o debate das questões apresentadas.

Resultados: Observou-se que a atividade lúdica estimulou a participação dos pacientes e criou um momento de interação muito interessante para que fossem feitas as orientações de forma clara e efetiva. Houve também grande participação e interação entre os membros da equipe. Foi observado que a maioria dos pacientes possuíam grande conhecimento sobre os cuidados em saúde que devem ser tomados, porém não os colocavam em prática. Este fato levou a reflexão e debate da necessidade de promoção de mais momentos de troca de saberes como este, a fim de estimular a mudança de estilo de vida da população atendida.

Conclusões ou hipóteses: As atividades em grupo são excelente oportunidade de tornar efetivo o cuidado em saúde. Quando estas atividades são feitas de forma lúdica e estimulando a participação de todos os envolvidos, se mostram como prática inovadora para promoção da saúde. Além de promover uma ação em saúde integral e diferenciada, abre caminhos para que a prática em saúde seja efetiva.

 


Palavras-chave


Educação Popular em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Cuidado Multiprofissional

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: