Características da população em desmame de benzodiazepínicos atendida na Atenção Primária

Greg de Sá Silva, Vinícius Marques Ribeiro, José Wilson Linhares Junior, Micaelly Moura de Medeiros, Jefferson Nildo da Costa Marinho

Resumo


Introdução: Os benzodiazepínicos (BZD) são agentes hipnótico-sedativos utilizados na fase aguda dos transtornos de ansiedade, insônia e crises convulsivas. Devido a seus efeitos colaterais importantes, tais medicamentos não devem ser usados a longo prazo. Na prática clínica diária, percebe-se que muitas vezes os BDZ são prescritos de forma contínua, sem qualquer tentativa de retirada gradual da medicação.

Objetivos: Avaliar o perfil dos usuários de BDZ atendidos na Atenção Primária de uma unidade de saúde do município de Mossoró/RN, bem como aqueles que conseguiram concluir o desmame com êxito.

Metodologia ou descrição da experiência: Foi realizada uma análise dos prontuários dos usuários cadastrados no programa de Saúde Mental da UBS Ver. Durval Costa, localizada no município de Mossoró/RN. A partir daí, localizaram-se os pacientes que utilizam ou já utilizaram BZD e foram consideradas algumas informações como: idade, medicações em uso, tentativa de desmame do BZD, tempo de uso, diagnóstico e especialidade do primeiro prescritor.

Resultados: Ao todo, 62 dos pacientes cadastrados utilizam ou já utilizaram BZD. Dentre eles, a maior parte apresentava idade entre 50 e 59 anos (19 pacientes), 28 pacientes estavam em processo de desmame, 29 pacientes estavam sem desmame, enquanto que 5 pacientes não usavam mais benzodiazepínicos. A maioria dos pacientes teve o psiquiatra como prescritor inicial (35 pacientes), bem como estavam utilizando a medicação por pelo menos 5 anos (30 pacientes). Os principais BDZ utilizados foram os de meia vida longa: clonazepam (32 pacientes), seguido pelo diazepam (21 pacientes). O transtorno de ansiedade foi a patologia mais encontrada, sendo tratada em 20 pacientes.

Conclusões ou hipóteses: Consideramos que é preciso ter um maior cuidado continuado com os usuários de BDZ, limitando sua prescrição por um curto período de tempo e, principalmente, orientando o usuário sobre os efeitos colaterais e a necessidade da diminuição gradual da medicação. Dessa forma, conseguiremos modificar a compreensão do mesmo sobre sua patologia, atingindo o desmame completo com maior êxito.

 


Palavras-chave


Saúde Mental; Atenção Primária; Uso de Benzodiazepínicos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: