Estratégias para qualificação do agente comunitário de saúde – relato de experiência

Denis Conci Braga, Silvia Monica Bortolini, Samanta Sgarbi Vebber, Gabriele Barazetti, Jéssica Viel

Resumo


Introdução: Dentre os objetivos da educação em saúde estão encorajar as pessoas a adotar e manter padrões de vida sadios e ensinar a usar os serviços de saúde. Desta maneira há uma melhoria nas condições de vida e conseqüentemente, do seu meio. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm uma função indispensável como educadores em saúde, já que trabalham com a sua promoção e a prevenção de agravos.

Objetivos: Descrever como os profissionais de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) realizam qualificação dos ACS a partir de um programa de educação continuada. Destacar a importância de tal programa para a transmissão do conhecimento às famílias visitadas por estes profissionais.

Metodologia ou descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência, realizado no município de Água Doce, situado no meio-oeste de Santa Catarina. A atividade é desenvolvida pela ESF Irmã Thereza Uber, cuja população é de 4095 habitantes e a área de abrangência é de 100% do território. Ao todo são 10 ACS que atuam junto à Estratégia. As atividades de qualificação ocorrem numa freqüência semanal, durante a reunião com a equipe médica-enfermagem, onde são discutidos problemas relacionados ao processo de trabalho e também situações de risco verificadas pelas ACS durante suas visitas domiciliares. Para tal, é destinado um tempo de 2h30m prévios ao fechamento da unidade de saúde.

Resultados: A qualificação tem duração de 45 minutos a 1 hora e os temas são escolhidos com antecedência de uma semana, pelas próprias agentes. As palestras podem ser ministradas pelo médico, enfermeira, odontólogo ou por acadêmicos de graduação que realizam estágio na unidade. Foi observado um grande interesse por parte das ACS, que encaram a atividade como uma forma de melhorar o conhecimento sobre determinado tema e também, de se sentirem mais seguras nas orientações fornecidas durante as visitas domiciliares realizadas. Dentre os assuntos já trabalhados estão infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, diabetes, hipertensão arterial, prevenção de quedas em idosos, dentre outros.

Conclusões ou hipóteses: Através da educação em saúde se promove o senso de identidade individual, a dignidade e a responsabilidade comunitária. O agente comunitário de saúde além de possuir a função de educador em saúde, também cria um elo de confiança entre os desejos e expectativas da população por uma vida melhor. Esta experiência tem sido satisfatória em nosso município, dada a adesão e interesse das ACS.




Palavras-chave


Educação em Saúde; Agentes Comunitários de Saúde; Qualificação Profissional

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: