Interiorização internato saúde da comunidade Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Milca Lopes de Oliveira, André Vinicius Batista de Assis, Crhistine Cavalheiro Maymone Gonçalves

Resumo


Introdução: A gestão de serviços de saúde é acometida com escassez de recursos humanos, em especial, médicos com disponibilidade para atuarem em municípios do interior. Os acadêmicos do 6º ano de medicina realizam o internato de saúde da comunidade em dois municípios com o objetivo de despertá-los às atividades de medicina de família, estimulando-os por meio de vivências em diversos cenários de práticas.

Objetivos: Analisar o processo de interiorização do internato médico em saúde da comunidade com foco na saúde rural.

Metodologia ou descrição da experiência: Relato de Experiência com dados coletados de relatórios acadêmicos, preceptores e tutora durante o período 2010/2013.

Resultados: Pontos positivos: troca de aprendizado, autonomia, conhecimento do usuário e comunidade, integralidade do atendimento, maior conhecimento do SUS, ruptura da sensação de insegurança de se estabilizarem no interior; aprovação da população, importância do trabalho em equipe e intersetorialidade; quebra de (pré)conceitos sobre o SUS. Dificuldades: reduzido tempo de discussão de casos, grande demanda nas UBSFs. Sugestões: direcionar mais pacientes para atendimento pelos acadêmicos; discutir casos baseados na literatura; participação ativa nas visitas domiciliares; grupos tira-dúvidas para adolescentes; bate-papos semanais com a equipe; implentar momentos de educação permanente nas equipes.

Conclusões ou hipóteses: A parceria mostra-se como uma ação inovadora por trazer diversificação de cenários de aprendizagem, contribuir para a formação do perfil de médico generalista e de consciência social dos problemas de saúde da comunidade, da rotina das equipes de saúde da família, otimizando ações de fortalecimento da promoção da saúde em municípios do interior e áreas rurais e regionalização do SUS.

 


Palavras-chave


Interiorização Internato; Interiorização Medicina; Medicina e Saúde Rural

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: