Saúde integral: qualificando gestantes em uma unidade de saúde de Palmas-TO

Gecilda Régia Ramalho Vale Cavalcante, Flávio Dias Silva, Meire da Silva Pereira, Rafael Ramalho Vale Cavalcante, Ludmila Gonçalves Ribeiro

Resumo


Introdução: A assistência pré-natal consiste no conjunto de medidas e protocolos de conduta que tem por objetivo, no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e garantia do bem estar materno e neonatal. A Atenção Básica na gravidez inclui medidas de prevenção, promoção da saúde e o tratamento dos problemas que ocorrem durante o período gestacional e após o parto (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2000).

Objetivos: A equipe multiprofissional da Unidade de Saúde Loiane Morena Vieira, de Palmas-TO, criou um curso de capacitação às gestantes com o objetivo de empoderá-las quanto a aspectos relevantes do ciclo gravídico-puerperal, pelo compartilhamento de experiências entre elas e os profissionais de saúde.

Metodologia ou descrição da experiência: O curso é interdisciplinar e multiprofissional, reunindo médico, enfermeira, técnico de enfermagem, dentista e estudantes de medicina. Primeiramente, é aberto espaço para escuta. As gestantes compartilham suas histórias, percepções, dúvidas acerca da gravidez e pré-natal. Na ocasião, são esclarecidas questões que surgiram, sendo este um momento valioso de troca de experiências. Posteriormente, as gestantes são divididas em subgrupos e conduzidas às estações teórico-práticas. Aborda-se o aleitamento materno, a higiene bucal da gestante e da criança, o parto e cuidados ao neonato. Ao final, a equipe faz uma explanação sobre o plano de parto e é agendada uma visita à maternidade de referência.

Resultados: Das 45 gestantes da unidade cadastradas no SIS pré-natal no ano de 2013, 36 (80%) participaram de um dos 6 cursos de capacitação às gestantes, que ocorreram bimestralmente. Cada participante recebeu um certificado de conclusão do curso, assim como uma “lembrancinha” para o futuro recém-nascido, como agradecimento e estímulo para a participação das outras gestantes da área de atuação da equipe. Todas as integrantes dos cursos compareceram às visitas agendadas no hospital de referência, onde foram levadas a refletir sobre o seu parto, envolvendo-se ativamente nas decisões que envolvem esse momento.

Conclusões ou hipóteses: O curso de capacitação constitui uma ação concreta, que reduz aflições, ao valorizar aspectos do pré-natal pelo aconselhamento, educação e o apoio às gestantes e familiares quanto aos eventos relacionados à gravidez e acompanhamento pré-natal. Tem-se, assim, um aumento da adesão ao pré-natal e à amamentação exclusiva até o sexto mês, garantindo assistência puerperal e puericultura após o parto.

 


Palavras-chave


Saúde da Família; Pré-natal; Capacitação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: