Sustentabilidade e educação ambiental - escola, saúde e meio ambiente

Carlos Francisco Duarte Junior, Ana Claudia Boso, Julita Schramm

Resumo


Introdução: A escola é o espaço social e local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, a escola deve oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e suas consequências. Assim, a escola colabora para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.

Objetivos: Despertar nas pessoas o comprometimento com o meio em que vivem e com o desenvolvimento sustentável. Desenvolver em parceria entre ESF, escola e comunidade aprimoramento na compostagem com minhocas. Mostrar a importância da horta orgânica e sustentável como uma das maneiras de consumo saudável.

Metodologia ou descrição da experiência: O projeto foi desenvolvido na Escola Prof.ª Judith Duarte de Oliveira, no Bairro Itaipava, na cidade de Itajaí/SC, em conjunto com a comunidade do bairro, Equipe de Saúde da Família e os alunos que se envolveram de forma direta, visando o desenvolvimento de ações sustentáveis e saudáveis durante o ano letivo de 2013.Os integrantes da equipe de saúde da família desenvolveram junto com os alunos um processo metodológico de como utilizar as minhocas na técnica de compostagem e os resíduos orgânicos eram destinados para alimentação do minhocário, transformando-se em adubo para confecção da horta. A horta orgânica e sustentável foi construída com a participação dos alunos, comunidade e ESF.

Resultados: A integração e articulação entre escola, ESF e comunidade tem prestado contribuição importante na formação integral de estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. No âmbito da sustentabilidade, este projeto tem proporcionado o reconhecimento de que os recursos do planeta são limitados, sendo essencial repensar, reduzir, reusar e reciclar no presente para que o futuro não seja prejudicado, conscientizando-se de que a qualidade de vida vai além dos aspectos econômicos e de que a injustiça e a exclusão sociais precisam ser eliminadas.

Conclusões ou hipóteses: O tempo de mudar é hoje. Precisamos aprender a viver em harmonia, respeitando o que o nosso planeta tem a nos oferecer.Abandonar velhos hábitos e cultivar novos, a fim de nos reeducarmos, no que diz respeito ao nosso relacionamento com a natureza.Atualmente, a comunidade escolar e várias famílias cuidam melhor do seu lixo, cultivam e consomem alimentos orgânicos e transmitem seus conhecimentos.

 


Palavras-chave


Sustentabilidade; Escola; Saúde

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: