Análise da realização de citologia oncótica em uma Unidade Básica de Saúde

Renato Lorena Gomes, Joao Ricardo Martinelli, Sabrina Carla Kunen, Francisco Ottmann, Fabíola Lupion

Resumo


Introdução: O emprego de métodos de rastreio na atenção primaria tem grande importância frente a medicina preventiva, entretanto, problemas de fácil resolução criam um limite na busca dessa política. Esse trabalho busca demonstrar como simples iniciativas melhoram os resultados de programas como Saúde da Mulher ampliando a coleta da citologia oncótica.

Descrição da Experiência : Os problemas levantados que influenciaram na baixa cobertura eram/ o espaço físico limitado e inapropriado para realização do exame, a não solicitação do exame pelo medico e a falta de esclarecimento da paciente acerca da importância deste. Nossa equipe buscou orientar tanto os médicos como as mulheres sobre a importância da coleta da citologia oncótica e através da reorganização do espaço físico da UBS criou-se uma sala que possibilitou a coleta do exame conforme a demanda.

Objetivo: A equipe buscou melhorar, através de medidas simples, a cobertura do exame papanicolau entre moradoras de uma microarea da UBS Monte Castelo (Colombo-PR) devido ao baixo índice (13%) de mulheres abrangidas pelo programa.

Resultados: Através das medidas citadas acima foram coletados em quinze dias 29 preventivos, no mês anterior ah implantação dessas ações haviam sido coletados 16 exames. Portanto houve uma melhora na cobertura, pois foi realizado quase o dobro de exames na metade do tempo.

Conclusão: Programas e diretrizes são instituídos, mas pequenos entraves barram o seu emprego na pratica. Entretanto como demonstrado no trabalho pequenas medidas são capazes de driblar esses percalços. Apesar das mudanças empregadas sabemos que a dinâmica dentro da unidade trará e demonstrara novas limitações, obrigando os profissionais da saúde a estarem atentos as problemáticas da população abrangida.


Palavras-chave


Citologia Oncótica; Oncotic Cytology; Programa Saúde da Mulher; Women's Health Program; Atenção Primária; Primary Care

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: