Análise de transtornos de humor no programa hiperdia de uma Unidade de Saúde da Família

Ananda Beatriz Munhoz Cretella, Karina Bittencourt Medeiros, Hernando Pereira, Fernanda Trombini Nunes, Renato Lorena Gomes

Resumo


Introdução: Os transtornos de humor como depressão e ansiedade são acometimentos extremamente prevalentes na população geral. A prevalência da depressão na população geral varia de 3 a 11% e em pacientes de cuidados primários é de aproximadamente 10%. Transtornos ansiosos são ainda mais prevalentes, sendo estimados que 17,6 % da população brasileira sofra de algum transtorno de ansiedade com maior prevalência entre as mulheres em todas as faixas etárias. A avaliação dessas comorbidades é de interesse para equipe de saúde na abordagem de comorbidades e para atingir o resultado esperado na população.

Casuística e Método: Foi realizada análise transversal retrospectiva via preenchimento de formulário de pacientes cadastrados no programa HiperDia de uma Microárea Unidade de Saúde Guaraituba de Colombo e que participaram de pelo menos uma das últimas três reuniões do Programa de maio a agosto de 2011 e aqueles que foram dispensados mediante a justificativa. Os prontuários físicos eram selecionados de acordo com a listra de presença das reuniões do Hiperdia e separados juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde da Microárea.

Objetivo: Analisar a prevalência de transtorno de humor em pacientes cadastrados no Programa Hiperdia da Unidade de Saúde da Família Guaraituba de Colombo-PR.

Resultados: Dos 114 pacientes avaliados, 76 eram mulheres (63%) e 44 homens (37%), descreveram-se 157 comorbidades em acompanhamento clínico. Transtornos de humor estão presentes em 9 pacientes (7,89% dos pacientes avaliados). Depressão foi diagnosticada em 4 pacientes (2,55% do total de comorbidades descritas e prevalência de 3,48%), sendo 2 mulheres e 2 homens. Ansiedade esteve presente em 5 pacientes (3,18% das comorbidades descritas e prevalência de 4,39%), sendo 4 mulheres e 1 homem.

Conclusões: A prevalência de transtornos de humor foi relativamente frequente, porém com prevalência inferior em relação ao esperado para a população geral. Tal fato sugere que há uma subestimação do diagnóstico nessa população, talvez devido a não valorização dos sintomas do paciente ou ainda o preenchimento deficitário dos prontuários médicos. Para maiores conclusões seriam necessárias pesquisas adicionais para avaliação ampliada desses diagnósticos na população atendida pela USF, busca ativa de pacientes que estão desestimulados com o seu tratamento devido ao próprio transtorno de humor e preenchimento completo dos dados dos pacientes nos prontuários.


Palavras-chave


Depressão; Depression; Ansiedade; Anxiety; Diabetes Mellitus; Diabetes Mellitus

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: