Arraial da saúde: estratégia de integração ensino-serviço-comunidade

Alyne Menegaz, Analine Fernandes, Dania Peluso, Daniela Castanho Boeno, Nathalia D‘Agostini

Resumo


Introdução: A Poliomielite é uma doença viral aguda imunoprevenível através de vacina oral fornecida às crianças com dois, quatro, seis e quinze meses, e em dois reforços anuais através de campanhas de vacinação para crianças até cinco anos. Em conjunto, ocorreu a Campanha de Seguimento contra o Sarampo em que foram vacinadas as crianças menores de sete anos com a vacina Tríplice Viral. A Estratégia Saúde da Família Santa Marta promoveu, nessa data, o “Arraial da Saúde” onde as crianças e seus familiares puderam participar da Campanha de Vacinação e interagir com a Equipe e alunos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência na integração entre ensino-serviço e comunidade.

Desenvolvimento: Relato de experiência, onde os integrantes do PET-Saúde participaram da primeira etapa da Campanha de Vacinação juntamente à equipe de saúde, administrando a vacina, orientando as famílias e interagindo de forma descontraída a partir de uma “Festa Junina” realizada na sede da Estratégia Saúde da Família Santa Marta, no dia 18 de julho de 2011. Os dados referentes ao número de vacinados foram retirados das planilhas locais. Participaram da atividade com a equipe local, 09 alunos, 02 preceptoras e tutora. Na primeira etapa da campanha, foram aplicadas noventa e nove vacinas contra a Poliomielite, nas crianças entre zero e cinco anos de idade, e cento e cinqüenta vacinas Tríplices Virais, nas crianças entre cinco e sete anos de idade, atingindo uma cobertura de 100%. Assim como a importância da Campanha, podemos salientar a considerável influência da interação realizada entre a equipe de saúde e os alunos do programa PET-Saúde com a comunidade local, através do evento: “Arraial da Saúde”. O grupo de profissionais e acadêmicos, com diferentes habilidades, uniu seus saberes para oferecer a população local uma assistência humanizada e descontraída. A equipe teve, também, a oportunidade de destacar frente às mães, aos pais e às crianças a importância da Campanha em prevenir doenças e promover saúde.

Conclusão: A partir desta experiência, percebemos a importância destes eventos para a comunidade. Ainda, a participação dos alunos nessas atividades proporciona embasamentos para sua atividade profissional, agregando conhecimentos à formação integrada à realidade dos serviços de saúde e à comunidade.


Palavras-chave


Campanhas de Vacinação; Mass Vaccination; Promoção da Saúde; Health Promotion; Programa Saúde da Família; Family Health Program

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: