Adesão medicamentosa de pacientes do hiperdia pelo teste Haynes-Sacket

Silvia Bastos Heringer Walther, Marina Faioli, Giselly Carvalho, Analina Valadão, Mery Abreu

Resumo


Introdução: Adesão ao tratamento medicamentoso significa seguir a indicação médica. Indivíduos que entendem a prescrição sabem responder o nome, a indicação, a dose e o intervalo dos fármacos utilizados para o tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica. Neste estudo objetivou-se investigar a adesão ao tratamento, a compreensão da utilização de anti-hipertensivos e se existe correlação entre os mesmos. Supõe-se que os não aderentes ao tratamento apresentem menor compreensão da prescrição.

Métodos e Análise Estatística: Foram realizadas 362 entrevistas em domicílios e Unidades Básicas de Saúde, em hipertensos maiores de 18 anos de idade, abrangendo dois municípios de médio porte, durante os seis últimos meses. Os dados foram coletados por meio de um formulário aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Para a análise dos dados, utilizou-se o programa Epi Info 3.5.3.

Resultados: Em relação à compreensão dos medicamentos, do total de pacientes avaliados, não souberam responder, o nome (39.5%), a dose (44.8%), o intervalo (6.6%), a indicação (11.3%) e até quando vão tomar (44.7%). O teste de adesão Haynes-Sackett revelou que 18.8% têm dificuldade na administração e 89.8% deixaram de tomar zero ou uma vez na última semana, classificando-os como aderentes. Dos não aderentes (10,2%), a maioria deixou de tomar por dois dias e o nível de compreensão foi menor, quando comparados aos aderentes. Além disso, a maioria (51.4%) não soube responder a dose prescrita. Dos aderentes, a maioria compreendeu a prescrição.

Conclusões: Segundo o teste utilizado neste estudo, a maior parte dos hipertensos avaliados apresenta boa adesão terapêutica em relaçao a outros grupos de pesquisa. Uma provável explicaçao seria a distribuiçao gratuita dos medicamentos e o Programa HIPERDIA do ministério da Saúde.


Palavras-chave


Hiperdia; Adesão Medicamentosa; Teste de Adesão Haynes-Sackett

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: