Prevenção do câncer de colo de útero em Unidade de Saúde /SSC/GHC

Luciana Pinto Saavedra, Paulo Oscar Oliveira Langoni, Maristela Michelon

Resumo


Introdução: Para alcançarmos integralidade na assistência à saúde da mulher na Atenção Básica existem alguns desafios como o controle dos cânceres de útero e mamas. O câncer de colo de útero é o segundo mais comum em todas as mulheres do mundo e é passível de prevenção primária e secundária.

Objetivos: Descrever as ações de intervenção preventivas na Unidade de Saúde Costa e Silva/SSC/GHC, no período de novembro2010 a fevereiro2011, avaliando os dados epidemiológicos após abordagem.

Metodologia: Estudo descritivo e intervencionista do Programa de Saúde da Mulher, e a amostra deste trabalho foi composta por 1334 mulheres cadastradas de 25 a 59 anos, destas 561 estavam sem registro de CP. Organização de ações de intervenção: através de visitas domiciliares das mulheres faltosas na realização do exame, sensibilização com a entrega de folder, aerogramas para aquelas que não se encontravam no domicílio e a realização de um mutirão de CP em um sábado.

Resultados: Após a intervenção foi realizada uma análise dos resultados para avaliar a efetividade da busca ativa. Durante essa atividade encontrou-se que 115 mulheres não moravam na área adstrita da unidade, 5 eram do sexo masculino (erro de cadastro), 50 realizaram CP em outros serviços, 3 endereços não existiam, 194 foram avisadas pessoalmente e 188 aerogramas foram entregues. Na atividade de mutirão de CP, foram acolhidas 50 mulheres, e 47 destas realizaram CP e exame das mamas. Observou-se um aumento de 10% no número de mulheres que coletaram o CP em sua primeira vez, e 8% no número de mulheres que realizaram CP nos últimos três anos. A qualidade da amostra também teve um acréscimo de 8%.

Conclusão: Considerando a alta incidência e mortalidade relacionada a essa doença, ressalta-se a importância dos gestores e profissionais da saúde em realizar ações efetivas que visem à prevenção e detecção precoce do câncer de colo de útero.


Palavras-chave


Câncer de Colo de Útero; Papanicolaou; Vigilância

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: