Relato de experiência do grupo de saúde bucal infantil

Ana Paula Senos de Oliveira Mendes, Daniella Costa de Moura, Rafael Sebold, Haroldo Baêta Filho

Resumo


O grupo de saúde bucal surge a partir de demandas do Programa Capital Criança, que tem o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de saúde e acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das crianças em Florianópolis desde os primeiros dias de vida. Este projeto também visa otimizar o tempo e aproveitar as potencialidades que o trabalho coletivo em saúde oferece, propiciando a troca de informações e experiências entre os participantes.
A proposta é realizar encontros mensais no auditório do CS Prainha com duração de uma hora, havendo participação dos pais e bebês. Para a realização deste grupo foi previsto o emponderamento dos seguintes profissionais: um Cirurgião-Dentista de Saúde da Família, um Médico em Saúde da Família, um Residente de Odontologia em Saúde da Família e um estudante de Medicina. A idéia é que profissionais de diversas áreas participem das reuniões potencializando o grupo, para que o intercâmbio de conhecimento tenha como característica a interdisciplinaridade e mais duvidas possam ser sanadas durante o encontro. A inserção da Medicina nesta atividade visa ampliar as estratégias de orientação e intervenção caracterizando a reestruturação do grupo de Saúde Bucal para um grupo de Puericultura, visto que o primeiro ano de vida há diversos aspectos delicados na saúde da criança que necessitam de uma atenção multiprofissional. A metodologia se dá da seguinte forma: inicialmente o profissional responsável expõe ao grupo o objetivo do momento, passa as informações sobre como ocorrerá à atividade e estimula a interação e troca de informações entre os participantes. A seqüência dos temas abordados é definida por consenso dos presentes, sendo abordados conforme surgem os questionamentos individuais e coletivos. Então, prossegue-se para uma rápida exposição e em seguida abre-se para discussão com participação livre de todos no grupo. Ao final da abordagem, há uma sessão para demonstrações práticas, quando as mães têm oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido, recebendo orientações individualizadas dos profissionais de saúde. Neste momento, aproveita-se para avaliar casos especiais que necessitarão de consultas individuais e um acompanhamento mais detalhado da condição de saúde, tanto da mãe quanto do seu bebê. Por último, os profissionais se reúnem para fazer uma avaliação geral e programar o encontro seguinte. O desafio deste projeto é estimular a participação das famílias a partir das experiências de vida, ampliar mais as orientações e cuidados para esta faixa etária do grupo e estender o acesso às outras idades.


Palavras-chave


Saúde bucal; Puericultura; Medicina

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