Território utilizado como retrato de uma população

Tarciso Feijó da Silva, Patricia Couto, Denise Alves, Waleska Floresta

Resumo


Introdução: O presente estudo abordou a importância do reconhecimento da dinâmica social visando levantamento das principais vulnerabilidades associadas ao território. O uso pleno do território para análise e intervenção das condições de saúde pressupõe a identificação dos objetos geográficos e da sua utilização pela população.

Objetivos: Identificar nos artigos estudados conceitos relacionados ao território que impliquem na vigilância em saúde na Saúde da Família. Refletir sobre a importância do território face ao exposto pelos artigos estudados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Pesquisa qualitativa, natureza descritiva, abordagem qualitativa dos dados. Técnica: Busca e coleta de dados a partir de dois artigos que abordavam a temática território. Foi realizado o levantamento da idéia central dos artigos e dos principais conceitos e componentes lógicos que estruturavam os mesmos. Por último, resgatou-se de forma crítica e reflexiva alguns fatores que estão atrelados à vigilância em saúde no território. Coleta dos dados: Fevereiro de 2012. Instrumentos de pesquisa: Dois artigos dos autores Maurício Monken e Christovam Barcellos.

Resultados: Confirmou-se a importância da territorialização e do planejamento situacional, com base na vigilância em saúde, visando definição de ações de promoção, prevenção, atenção, intersetoriais e tomadas de decisão sobre o processo saúde-doença-cuidado sob uma concepção ampliada da saúde.

Conclusão ou Hipóteses: O presente estudo permitiu o reconhecimento do território para a caracterização da população e identicação dos problemas de saúde. A utilização do território permite identificar objetos geográficos locais e entender a dinâmica de organização da população através do seu perfil demográfico, epidemiológico, político, tecnológico e sócio-cultural.




Palavras-chave


Território; Vigilância em Saúde; Promoção da Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.