Trabalho em rede para estímulo ao aleitamento e doação de leite humano

Cybele Guimarães Chaves, Cristiane Pereira Gomes Duarte, Maria de Lourdes Miri Megda, Maria Cristina da Silveira Marangoni

Resumo


Introdução: A integração de ações em aleitamento materno nas redes primária e complementar com a sensibilização de mulheres nos atendimentos de pré-natal, puerpério, sala de vacina, sala de espera e em visitas domiciliares, possibilitou o fortalecimento do Posto de Coleta de Leite Humano da URSS (Unidade de Referência Secundária Saudade) e suas unidades de coleta, como a UBS Boa Vista.

Objetivos: Aumentar o índice de aleitamento materno conforme o protocolo da criança;fortalecer a Rede de Atenção para oferecer leite humano pasteurizado de qualidade para os prematuros de alto risco.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A partir da captação de mulheres em aleitamento materno presentes em consultas especializadas de seus filhos na URSS, percebeu-se a possibilidade de sensibilização das gestantes e lactantes para a amamentação e doação de leite humano. Em 2004 iniciou-se o treinamento dos profissionais de saúde das unidades básicas para orientações sobre amamentação, coleta de leite humano domiciliar, armazenamento e transporte deste para a UBS. O processo de pasteurização acontece em parceria com a ANVISA e FIOCRUZ e o Posto de Coleta obedece a regulamentação da vigilância sanitária.

Resultados: Após a implantação e implementação das ações em aleitamento conseguimos aumentar o índice de aleitamento materno na UBS Boa Vista, manter o aleitamento materno após a mulher retornar ao trabalho devido esta ter sido orientada na doação do seu leite, manter os índices de volume de leite humano doado e de qualidade, com isto aumentando a sobrevida dos recém nascidos de alto risco que recebem este leite após processamento no banco de leite.

Conclusão ou Hipóteses: A UBS Boa Vista, mesmo com uma área física restrita, vem sendo capaz de promover ações impactantes à amamentação e doação de leite humano. Observamos a importância de uma rede poliárquica para o fortalecimento de ações como estratégia de promoção à saúde e prevenção de agravos.


Palavras-chave


Amamentação; Doação de Leite Humano; Trabalho em Rede

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.