Evidência na gestão: relato da rede de políticas informadas por evidências Brasil

Nathan Mendes Souza, Jorge Otávio Maia Barreto, Marina Santos Natividade Alves, Carmen Verônica Abdala

Resumo


Introdução: O Ministério da Saúde (MS) lançou em 2007 a Rede de Políticas Informadas por Evidências, iniciativa apoiada pela Organização Mundial da Saúde que promove o uso de evidências científicas nas políticas de saúde. Apesar das atividades, produtos e parcerias institucionais (ex. Bireme, OPAS e Conasems), todas focando a Atenção Primária à Saúde à Saúde, o uso sistemático de evidências no MS segue distante.

Objetivos: Relatar as atividades, produtos e planos da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil) para promover a institucionalição do uso de evidências científica na formulação de políticas e programas no Ministério da Saúde do Brasil, com especial enfoque na Atenção Primária à Saúde à Saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A EVIPNet Brasil utiliza quatro estratégias principais para promover a disseminação e uso da evidência científica na formulação de políticas e tomada de decisão no âmbito da gestão pública em saúde: 1) promoção da cultura e clima favorável à produção e uso de evidência científica; 2) capacitação para o uso de ferramentas para o uso do conhecimento produzido por pesquisas científicas; 3) produção de policy briefs (PB) e realização de diálogos deliberativos (DD) e 4) intercâmbio entre gestão, academia e sociedade civil.

Resultados: O MS instituiu o Conselho Consultivo e a Secretaria Executiva da EVIPNet Brasil em 2009. Priorizou-se quatro problemas nacionais relevantes (mortalidade perinatal; mortalidade materna e near miss; Crack e hipovitaminose A). A EVIPNet Brasil capacitou gestores e pesquisadores no uso de evidências em cursos e oficinas; desenvolveu seu portal (http://brasil.evipnet.org) e implantou o Núcleo de Evidência em Saúde de Piripiri-PI; foi foco de 10 apresentações em conferências internacionais e nacionais, duas publicações científicas e um relatório da OECD. Em 2013, a EVIPNet Brasil atualizará seu PB mortalidade perinatal (http://sintese.evipnet.net/), preparará três novos PB e organizará quatro DD.

Conclusão ou Hipóteses: EVIPNet Brasil completa cinco anos com reconhecimento internacional devido à sua estabilidade legal, capacidade inovadora e divulgação de seus processos e produtos, trabalho em equipe e atuação de fortes lideranças. Maior institucionalização do uso de evidência no MS virá do apoio central à iniciativa, rigoroso monitoramento e avaliação e contínua capacitação da gestão, academia e sociedade civil.


Palavras-chave


Formulação de Políticas; Atenção Primária à Saúde; Medicina Baseada em Evidências

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.