Programa mãe coruja: indução da vigilância do óbito em Pernambuco

Cristina Pinheiro Rodrigues, Maria da Conceição Silva Cardozo, Ana Elizabeth de Andrade Lima, Lusanira da Fonseca Santa Cruz, Virgínia Maria Holanda de Moura

Resumo


Introdução: O Programa Mãe Coruja (PMC) busca garantir direitos de mulheres e crianças. A redução das taxas dessas mortalidades em Pernambuco é necessária. Os Comitês Regionais de Prevenção e Redução da Mortalidade Infantil, Fetal e Materna (CRMIFM) e os Grupos Técnicos Municipais de Investigação e Discussão (GTMIFM) desses óbitos são uma estratégia de Reorganização da Rede de Assistência à Saúde.

Objetivos: Descrever o processo de criação dos Comitês Regionais de Prevenção e Redução da Mortalidade Infantil, Fetal e Materna e Grupos Técnicos Municipais de Investigação e Discussão desses óbitos como ação prioritária do PMC.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Em Pernambuco, o CPRMIF e o CEMM coordenam a atuação dos CR que coordenam os GTM. A criação dos CRMIFM e dos GTMIFM foi iniciado após a implantação do PMC nos 95 municípios, no ano de 2010, com a realização das primeiras Oficinas de Vigilância do Óbito. Foram realizadas 10 Oficinas de Vigilância do Óbito Materno em um ano. As Oficinas do Óbito Infantil e Fetal foram realizadas em 10 Regiões e, em todas as Regiões no ano seguinte. No terceiro ano a Oficina de Vigilância do Óbito Infantil e Fetal incorporou a do Óbito Materno. Todas as Oficinas foram realizadas em parceria com a GMVEV da Vigilância em Saúde da SES/PE, e a participação da VE, APS e PMC das Regiões e dos municípios.

Resultados: Os principais resultados registrados dizem respeito à meior integração entre setores e níveis da atenção à saúde ou seja, entre o PMC, a APS e a VE das Regiões e municípios onde o Programa está implantado, onde começa a se constituir uma rede de serviços que trabalham integrados na coleta, processamento, análise e discussão desses óbitos visando à melhoria da vigilância epidemiológica dos eventos vitais e a implementação de medidas para a prevenção e redução dessas mortalidades.

Conclusão ou Hipóteses: O PMC tem contribuído para a melhoria da vigilância do óbito infantil, fetal e materno em Pernambuco. A realização das Oficinas vem resultando em mais foco da atenção de gestores para o problema da mortalidade infantil, fetal e materna e a compreensão da evitabilidade desses óbitos vem aumentando.

 


Palavras-chave


Mortalidade Infantil e Fetal; Comitês de Prevenção da Mortalidade Infantil, Fetal e Materna; Política de Saúde.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.