Interações bebidas energéticas e medicamentos: uma questão a ser aprofundada

David Américo de Assunção Júnior, Michel Quaresma Rodrigues, Mylenne Cardim Ferreira, Rômulo Augusto Feio Farias

Resumo


Introdução: É comum o consumo de bebidas energéticas por parte de praticantes de atividade física e jovens que as ingerem com bebidas alcoólicas. Os alimentos e nutrientes interagem com medicamentos, o que interfere na terapêutica. A literatura tratante da interação de bebidas energéticas e medicamentos, é recente, sendo que a interação com álcool é mais comum, porém a com medicamentos é ainda escassa.

Objetivos: Levantar as principais informações contidas na literatura científica referente a interações de bebidas energéticas com medicamentos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A pesquisa consistiu de pesquisa bibliográfica nas bases de dados Pubmed e Scielo, nos sites de pesquisa google acadêmico e Medline Plus, utilizando as palavras chaves: energy drink and medicine; energetic drink e interaction energy drinks and medicines.

Resultados: Verificou-se que bebidas contendo cafeína podem exercer influência em pacientes que fazem uso de medicamentos antipsicóticos e antidepressivos, resultando na diminuição da metabolização e eficiência desses medicamentos psicotrópicos e ocasionando retorno ao centros de tratamentos em um tempo menor. Contudo em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) constatou-se que a cafeína em doses elevadas pode oferecer efeito adicional na redução dos sintomas, já que a sintomatologia de TOC é diferente dos demais transtornos de ansiedade. Havia pouca literatura cientifica disponível que tratava sobre interação de Bebidas energéticas com medicamentos.

Conclusão ou Hipóteses: A escassez de literatura disponível referente a interação de bebidas energéticas com medicamentos, traz a necessidade da realização de mais pesquisas, haja vista a relevância do tema para a prática clínica. Os pacientes devem ser alertados sobre possíveis interações que possam ocorrer entre energéticos e medicamentos afim de que a terapêutica e seu estado nutricional não possam ser afetados.



Palavras-chave


Bebidas Energéticas; Interação Fármaco-nutriente; Medicamento

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.