Prevenção de acidentes domésticos – apoio às famílias nesta ação

Jocileide Sales Campos, Marina Benevides Pinheiro Cavalcante, Luana Albuquerque de Morais, Marilia Fonteles Dias

Resumo


Introdução: A família deve assegurar às crianças os seus direitos durante o desenvolvimento. Apoio do Governo as famílias é necessário para cidadania. As competências familiares da OMS/UNICEF compõem-se de 28 subdivisões, dentre elas, duas sobre acidentes domésticos – importante causa de morbimortalidade, junto a outras doenças na infância. Destaque-se a importância da conscientização dessa competência.

Objetivos: Avaliar o conhecimento dos cuidadores dos alunos de escola de ensino básico, a cerca da prevenção dos acidentes domésticos e intervir no aprimoramento de tais conhecimentos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo qualitativo, realizado por alunos de Medicina, em uma escola de ensino básico de Fortaleza-CE, em outubro de 2012. A amostra envolveu cuidadores de crianças de 0 a 6 anos que estudavam na escola. Foi utilizado um questionário semi-estruturado modificado (HORTA et al.,2005), que avaliou o conhecimento sobre as competências familiares, e, a partir disso, foi selecionado o tema abordado, acidentes domésticos. Foi reproduzida uma cozinha na cartolina com itens que causam riscos à criança, como produtos de limpeza e objetos cortantes. Durante a atividade, solicitou-se aos cuidadores que identificassem objetos de risco. Ao final, uma enfermeira palestrante convidada orientou sobre o tema.

Resultados: Na dinâmica – “olhar e ver” os cuidadores tiveram facilidade em identificar os itens e não perceberam, apenas, a “boca” do fogão que estava aberta, liberando gás. Os participantes compartilharam várias histórias de acidentes domésticos e, com isso, percebemos que em diferentes situações, por um descuido, pode ocorrer um grave acidente. Foi importante, portanto, o papel da palestrante que explicou como prevenir tais acidentes e onde armazenar corretamente os itens nocivos para que não fiquem ao alcance da criança. Os participantes demonstraram bastante interesse na palestra e foram muito participativos, mostrando um excelente aproveitamento em toda a atividade.

Conclusão ou Hipóteses: A participação dos cuidadores tornou o encontro dinâmico, revelando razoável conhecimento sobre a prevenção dos acidentes domésticos e interesse em esclarecer as dúvidas. Isso mostra que não é difícil aprimorar o conhecimento das praticas de prevenção dos riscos à segurança da criança. Portanto, é uma atividade que pode ser realizada em escolas e possibilita redução de agravos a saúde infantil.



Palavras-chave


Acidentes Domésticos; Competências Familiares; Prevenção de Acidentes

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.