Manaus em foco: a participação escolar em ações de acompanhamento em saúde

Luana Catarina Marinho Serruya, Ana Karoline Aguiar Preslei, Thaize Maria Silva Lima, Celsa da Silva Moura Souza

Resumo


Introdução: A avaliação do perfil antropométrico através de indicadores baseados no SISVAN (Sistema de Informação de Saúde e Vigilância Alimentar e Nutricional) é essencial para o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Avaliando periodicamente os escolares constatam-se índices como obesidade e sobrepeso, que são preocupantes na população infantil, visto que podem levar a doenças graves na idade adulta.

Objetivos: Descrever o acompanhamento nutricional das crianças que participam do programa saúde na escola da Instituição Jardim de Infância Belo Horizonte, avaliando o perfil nutricional dos escolares.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A pesquisa é longitudinal do tipo qualitativa e quantitativa composta por escolares da zona periférica de Manaus, Amazonas, com 68 crianças na faixa etária de 5 a 7 anos e 11meses, sendo 28 do gênero feminino e 40 do masculino. Os dados antropométricos utilizados foram: peso, idade, altura, índice de massa corpórea (IMC) e consumo alimentar por meio de recordatório de 24 horas. A coleta de dados ocorreu no período de março, julho e novembro de 2012. Para verificar a análise dos dados utilizaram-se as determinações de escore e percentis para instrumento avaliativo desses escolares. O consumo alimentar foi avaliado qualitativamente a partir das informações telefônicas fornecidas pelos pais.

Resultados: Das crianças avaliadas conforme o IMC em relação a idade 35,29% apresentam desequilíbrio nutricional voltado para sobrepeso ou obesidade, as demais foram consideradas eutróficas. Ao analisar o peso por idade 76,47% são consideradas adequadas, 19,12% com peso elevado para idade e 4,41% apresentam peso baixo em relação à idade. Quanto ao crescimento 98,53% das crianças apresentam adequação. Com relação aos dados qualitativos, observou-se consumo alimentar elevado de carboidratos refinados, enlatados embutidos, baixo consumo de alimentos que são fontes de fibras solúveis e insolúveis. Foi relatado um alto consumo de gorduras saturadas e baixo consumo de água.

Conclusão ou Hipóteses: O consumo alimentar inadequado contribui para a alta taxa de crianças acima do peso e IMC acima do recomendado. Isso pode favorecer a incidência de doenças crônicas na idade adulta como aterosclerose, hipertensão e diabetes. Enquanto a carência do consumo de fibras solúveis e insolúveis, além de ocasionar constipação pode contribuir para o aumento de doenças no aparelho digestório.


Palavras-chave


Consumo Alimentar; Escolar; Acompanhamento Nutricional

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.