Dia da saúde: integração academia-serviço-comunidade relato de experiência

Mariana Seabra Fernandes, Tassia Milena Souza, Lorena Seabra Fernandes, Valeria Bertonha Machado

Resumo


Introdução: O dia da Saúde em Santa Isabel foi organizado pelos preceptores do PET-Saúde em Santa Isabel – GO, pelos monitores do projeto (acadêmicos de Enfermagem, Odontologia e Medicina da UnB) e pelos Agentes de Saúde do município. Contou com a participação da comunidade, alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil local (7 e 14 anos) e alunos do ensino fundamental (5 e 6 anos).

Objetivos: Iniciativa de educar consiste em assumir um compromisso de informação e transformação,visando mudanças de comportamento necessárias à implementação,promoção e recuperação de saúde. Integra ensino-serviço-comunidade,contribuindo e fortalecendo a Atenção Primária em saúde no município Santa Isabel-GO.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trabalho despertou o interesse das crianças para cavidade oral.Desde função,relação com corpo,doenças mais comuns,trabalho do dentista,incentivo a hábitos alimentares saudáveis e percepção da importância da higiene bucal.Prevenção e orientação de agravos à saúde. Oficinas com crianças 7 a 14 anos sobre importância do combate à dengue,conforme diretrizes do MS.

Resultados: As atividades envolveram:1-A boca e suas partes;2-Os dentes suas funções e dentições;3-As doenças da boca;4-Como fazer higiene bucal; por meio de macromodelos esquemático-ilustrativos. A realização da medida de pressão arterial, glicemia capilar, medidas antropométricas e cálculo do índice de massa corporal com orientações à prevenção e cuidado das doenças crônico-degenerativas.Bem como confecção de vasos reciclados anti-dengue.

Conclusão ou Hipóteses: Interação educador educando ultrapassa mais a finalidade de informar.Visa,sobretudo,formar indivíduos e cidadãos.Ação em campo de saúde cria,também,diálogo de mão dupla permitindo troca de experiências e conhecimentos. Ações locais ajudam efetivar a assistência integral e contínua às famílias contribui para melhor qualidade de vida da comunidade e solidifica os princípios da Atenção Básica.





Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.