A importância da ESF na intervenção do processo saúde-doença

Carlos Roberto da Silva Rocha, Raphael Soares da Silva

Resumo


Introdução: O crescimento da população de idosos, em números absolutos e relativos, é um fenômeno mundial. As consequências do crescente número de idosos implicam em aumento das demandas sociais, e passam a representar um grande desafio político, social e econômico. Pensando nisso, criou-se um projeto para cuidadores, intitulado "cuidando de quem cuida", desenvolvido na Clínica da Família Souza Marques.

Objetivos: Ofertar ao cuidador à oportunidade e cuidar de sua saúde bio-psico-social, através da participação em um ou mais grupos de atividades multidisciplinares. Ofertar ao corpo discente das universidades e escolas de educação superior, mais um espaço para prática de ensino/ estágio supervisionado.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O procedimento ideal para o trabalho, principalmente para o desenvolvimento das atividades lúdicas, é uma avaliação clínica, com o objetivo de identificar possíveis doenças, como depressão, que possam estar alojadas silenciosamente. As perspectivas muitas vezes são enormemente tristes, cujos avanços no tratamento dos familiares demandam muito tempo, paciência, crédito e tudo isso, na maioria das vezes, para a vida inteira.

Resultados: Os depoentes comentam sobre a diferença entre o tratamento na clínica, com melhora, o que traz satisfação profissional; e o tratamento psiquiátrico, que pela gravidade dos transtornos deixa a desejar quanto ao resultado terapêutico. Aponta que se sentem angustiados e deprimidos, o que o faz lembrar os problemas psiquiátricos que acompanha, levando-os então ao serviço da clínica da família e hoje livre das opressões conseguindo se olhar ao espelho!

Conclusão ou Hipóteses: Finalizando, tomamos como referência os conhecimentos adquiridos nesta proposta multidisciplinar e sugerimos investimentos em programas desta natureza, no sentido de oportunizar a um número maior de pessoas a oportunidade de experimentar um passar do tempo com mais qualidade de vida e autonomia.


Palavras-chave


Clínica da Familia; Cuidador; Idoso

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.