A importância da estratégia de saúde da família no atendimento do idoso

Ulysses Jorge de Aguiar, Guilherme C. Dantas, Talita Cristine Rosinsk, Aline Medeiros, Janaína Ferreira

Resumo


Introdução: Observam-se no Brasil mudanças no atendimento dos idosos estando esse grupo em ritmo de crescimento. No CS Rio Vermelho organizou-se o Sábado do Idoso, para o atendimento dos pacientes que se encontravam em lista de espera e no qual não se encontravam soluções para atendimento visto que a população atendida no CS encontra-se em 14000 pessoas, excedendo a capacidade das 3 equipes de saúde.

Objetivos: O trabalho tem por objetivo verificar a efetividade no atendimento dos idosos em um dia de atendimento diferencial, onde somente pacientes acima de 60 anos de idade foram atendidos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O trabalho foi organizado após reunião semanal com as equipes de saúde, sendo discutida a necessidade de atendimento da população idosa, visto que essa população é grande na área de abrangência da unidade. Uma lista de pacientes foi providenciada onde aqueles que tinham interesse em deixar seus nomes eram registrados e posteriormente eram comunicados via telefone do dia e horário da consulta. No sábado programado foram agendados 32 pacientes, sendo 16 para cada equipe, 8 pacientes por período.Dois médicos, duas enfermeiras e uma técnica de enfermagem estavam presentes.

Resultados: Das 32 consultas agendadas, apenas um paciente faltou. Houve uma satisfação geral da grande maioria dos pacientes pela iniciativa visto que esses pacientes já aguardavam a bastante tempo pelo atendimento da equipe de saúde.Antes do sábado de atendimento haviam cerca de 41 pacientes idosos em fila de espera para consulta em uma população estimada segundo o cadastro de famílias de cerca de 1519 pacientes com idade superior a 60 anos de idade.Deixa-se o registro que nem todas as áreas estão cobertas, pelos agentes de saúde o que pode estar subvalorizando o número de pacientes nesta faixa etária.

Conclusão ou Hipóteses: A presença dos idosos indica a necessidade de estratégias, onde dificuldade de acesso à saúde é um fato. Necessidade de resolução de problemas em tempo hábil, a falta de um familiar durante a semana, número de vagas reduzida (consultas de gestantes, crianças, idosos) assim como a grande população na área de abrangência nos fornece subsídios para programar ações para atender essa população.


Palavras-chave


Idosos; Atendimento; Estratégias

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.