A importância das visitas domiciliares na promoção da saúde: relato de experiência

Juliana Masauimi Costa Chiba, Bruna Rafaela dos Santos Brito, Carla Nascimento Santos Canelas, Margarida Machado Neves Magno, Marcieni Ataide de Andrade

Resumo


Introdução: A Visita Domiciliar permite uma proximidade com as famílias para se desenvolver ações destinadas à promoção e recuperação da saúde. A educação em saúde e a participação ativa do paciente vêm diminuindo os índices de internações e controlando os sintomas desagradáveis de doenças crônicas comuns. A educação executa-se de forma gradativa e contínua por meio do atendimento individualizado.

Objetivos: A Busca ativa por pacientes portadores de doenças crônicas ou infectocontagiosas e seus familiares, para o tratamento correto, tem como objetivo controlar essas enfermidades e seus agravos, utilizando-se das visitas domiciliares para o acompanhamento da evolução do quadro destes pacientes.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Os alunos do PET-Saúde juntamente com a equipe multiprofissional têm como perspectiva a construção de um novo saber coletivo e participativo. A ação da equipe enfatizou o trabalho preventivo com a população local com a realização de visitas domiciliares aos pacientes acamados, incentivando a vacinação das diversas faixas etárias do programa de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde, acompanhamento dos grupos com doenças crônicas não transmissíveis, acompanhando o programa HIPERDIA, realizando orientação nutricional, acompanhando a saúde física e a adesão ao tratamento do paciente, promovendo a melhoria das condições de saúde da população da ESF – Terra Firme.

Resultados: Foram identificados, acompanhados e orientados pacientes com diagnóstico de hanseníase e tuberculose. Orientados para o uso correto e ininterrupto dos medicamentos, higiene de cuidados pessoais, assim como o manter o ambiente da casa bem limpo e arejado. Além disso, a equipe também foi responsável pelo acompanhamento e orientação de paciente com doenças crônicas, como os hipertensos e diabéticos, quanto ao controle dos sintomas da doença. E também foi incentivada a vacinação de crianças na idade certa.

Conclusão ou Hipóteses: A experiência vivenciada e ações praticadas na comunidade do Bairro da Terra Firme serviram para se criar um vinculo de confiança com a esta população atendida. Percebendo-se que esta confiança contribuiu para a adesão dos pacientes ao tratamento farmacológico ou não colaborando para a sua cura total ou controle dos sintomas.


Palavras-chave


Visitas Domiciliares; Promoção da Saúde; Relato de Experiência

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.