A incidência de hanseníase em menores de quinze anos na região Norte

Enrique Hugo Gonçalves Campelo, Elton Lenno Soares Costa, Viviane Cristine Pereira Marques Campelo

Resumo


Introdução: A hanseníase representa um sério problema de saúde pública, manifestando-se de forma preocupante no Brasil. Apesar de ser considerada como uma doença do adulto e do adulto-jovem, numerosos casos desta doença foram relatados em faixas etárias menores de quinze anos. Existe uma relação entre a proporção de casos em menores de quinze anos e a gravidade da endemia, uma vez que a transmissão é intensa.

Objetivos: O presente estudo tem como objetivo analisar a incidência de hanseníase em menores de quinze anos na região Norte, no período de 2009-2010.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizou-se um estudo descritivo e retrospectivo, utilizando como base de dados de morbidade e fatores de risco do DATASUS, sendo pesquisada, juntamente, literatura relacionada ao tema.

Resultados: No período de 2009 a 2010 foram registrados 14.773 (19,96%) novos casos de hanseníase na região Norte, mostrando ser a segunda maior incidência do Brasil ficando apenas atrás da região Nordeste com 30.826 (41,65%) novos casos, sendo que desses 1.403 (9,5%) foram em menores de quinze anos. No período estudado, notou-se que o ano de 2009 foi o ano de maior incidência de hanseníase em menores de quinze, com 769 (54,82%) novos casos registrados, enquanto no ano de 2010 registrou-se a menor incidência com 634 (45,18%) novos casos.

Conclusão ou Hipóteses: A introdução de esquema padronizado no tratamento do adulto doente produziu significativa redução na prevalência da doença, especialmente em crianças. Um controle rigoroso, envolvendo a vigilância epidemiológica, deve ser mantido em crianças sobre o risco de contrair hanseníase.


Palavras-chave


Hanseníase; Transmissão; Endemia

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.