A realidade da saúde na área coberta pela USF do Galo II

Jonathan Souza Sarraf, Christe Ellen Batista Fanzlau, Elaine Karoline Lima Rosa, Dayanne Aline Bezerra de Sá

Resumo


Introdução: O Sistema Único de Saúde - SUS - foi criado pela Constituição Federal de 1988. A Estratégia Saúde da Família, muito conhecida como Programa Saúde da Família, vem sendo proposta pelo Ministério da Saúde como uma forma de reorganização da atenção básica com possibilidade de reorientação do sistema de saúde, incorporando como princípios as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Objetivos: Realizar um estudo de campo, exploratório, apoiado na abordagem qualitativa, tomando como sujeitos da pesquisa, famílias residentes nas micro áreas cobertas pela Unidade Básica de Saúde da Família- Galo II, afim de entender a realidade do programa e destas famílias.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram levados em consideração os seguintes critérios: homens e mulheres maiores de 18 anos residentes nas microáreas cobertas pela Unidade Básica de Saúde da Família- Galo II. A técnica utilizada foi a da entrevista semiestruturada que utiliza perguntas abertas e fechadas, seguindo um roteiro temático que, no caso em questão, abordou quatro eixos: quais os problemas que mais afetam a saúde no bairro/comunidade, identificar as causas para esses problemas de saúde, como poderiam ser resolvidos os problemas e quem é recorrido quando há um problema de saúde ou familiar. Foi aplicado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de acordo com a Res. 196 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados: Em relação à situação da saúde na área pesquisa podemos notar uma predominância de casos de resfriado, seguido de dengue, problemas cardiovasculares e reumatológicos. Podemos constatar também uma grande insatisfação da população enquanto ao saneamento básico, referindo que essa população deve ser também agente na melhora dessa questão atuando com as ações governamentais. Foi possível notar também um desconhecimento desta população pesquisada enquanto as normas de conduta do SUS. Muitos dos pesquisados iam diretamente aos postos de saúde, quando deveriam recorrer ao posto de saúde da Família.

Conclusão ou Hipóteses: Foi possível notar por parte da equipe de saúde um trabalho muito satisfatório, bem como a relação de confiança e proximidade com as familias da comunidade. Assim, mesmo conhecendo a dificuldade do SUS em prestar um serviço de qualidade para a população, podemos concluir que a Estratégia Saúde da Familia é eficiente em muitos aspectos e que realmente promove a assistência primária à comunidade.




Palavras-chave


USF; Belém; Galo II

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.