A residência médica aprendendo saúde na escola

Nicole Coelho Della Bruna, Paula Prates Cardoso, Maria Inez Padula Anderson, Mariana Scardua

Resumo


Introdução: O desenvolvimento da ciência ampliou o conceito de saúde, que vem redirecionando o interesse da etiopatogenia biológica da doença para complexidade do processo saúde-doença e a relação com o estilo de vida.Hábitos que iniciam ao nascer e se consolidam, rapidamente,na infância e adolescência,período de mudança e aprendizado.Assim,a escola,mostra-se como palco de campo vasto para promoção de saúde.

Objetivos: Conhecer a escola e seus integrantes.Refletir sobre a influência do ambiente escolar na saúde das pessoas.Reconhecer problemas de saúdes mais frequentes e temas de saúde importantes de serem abordados.Criar estratégias de abordagem para tais temas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Residentes de Medicina de Família e Comunidade da Universidade Estadual do Rio de Janeiro aplicaram questionários para pais,alunos e funcionários da Escola Municipal Marc Ferrez,RJ,para realizar diagnóstico comunitário escolar.Fez-se relato de campo,com impressão geral e fotos no formato de revista.O tema mais prevalente nos questionários para alunos do nono ano foi:adolescência e seus relacionamentos.Com base nisso,foram feitas três dinâmicas no período de 150 minutos em cada uma das duas turmas: quebra-gelo, dinâmica da batata quente,com perguntas pré-selecionadas problematizadas por alunos e médicos e dinâmica de encerramento,refletindo sobre perspectivas de futuro.

Resultados: Percebeu-se que a escola possui um ambiente atípico,com ares interioranos,cercada por natureza e com problemas como estrutura física precária,falta de atividades de lazer para jovens que possuem poucas perspectivas de futuro.Foram exaltados,o bom relacionamento entre funcionários e alunos e a qualidade do ensino no local.A receptividade da direção e dos docentes facilitou a organização de uma atividade agradável,com ótima adesão dos alunos e bons resultados.Houve grande interação entre alunos e médicos,com proveitosa problematização dos assuntos: relacionamentos,sexualidade e perspectiva de futuro profissional.A avaliação final dos alunos e profissionais foi positiva e com bons comentários.

Conclusão ou Hipóteses: Foi possível conhecer o ambiente escolar e os fatores que influenciam a saúde dos seus integrantes,além de desenvolver uma atividade com grande adesão e apredizado dos participantes.Houve,também,interesse da direção da escola por uma atividade continuada,em que poderão ser melhor avaliados os resultados a médio e longo prazo.


Palavras-chave


Saúde na Escola; Diagnóstico Escolar; Residencia Médica

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