Abordagem comunitária a partir do trabalho interdisciplinar das ligas acadêmicas

Guilherme Seronni, Tristão Maurício de Aquino Filho, Isadora Carvalho Medeiros Francescantonio, Isabel Cristina Carvalho Medeiros Francescantonio, Luiza Gabriela Mendes Barbosa

Resumo


Introdução: O trabalho comunitário, em saúde, em localidades onde dificilmente há um serviço de qualidade, é humanista e extremamente importante. Ao colocar acadêmicos desta área em contato com a realidade da população com a qual convive, pode-se desenvolver o modelo biopsicossocial, desenvolvendo no aluno a responsabilidade com a comunidade e fornecendo a esta, uma devolutiva que a beneficia diretamente.

Objetivos: Atuar como promotores de saúde na comunidade e propiciar uma integração entre diferentes departamentos da universidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O trabalho comunitário foi realizado em Palminópolis (GO), em uma parceria envolvendo o Departamento de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), o Departamento de Biomedicina da PUC-GO e a Prefeitura da cidade de Palminópolis. Foram realizados os serviços de triagem de diabetes, obesidade, dislipidemia, sífilis, câncer de próstata, ultrassonografia, triagem de arritmia e morte súbita, triagem de doenças da tireoide e triagem de hepatite B e C por meio de questionários, atendimento médico e realização de exames laboratoriais. Além disso, foi feita a promoção de saúde com os pacientes atendidos.As ações ocorreram de forma interdisciplinar e interdepartamental.

Resultados: Sob a supervisão de professores mediadores, foi oferecido à comunidade um cuidado mais abrangente e interdisciplinar, ao qual sua população não tinha fácil acesso, por meio da construção de um circuito de saúde. Foi efetualizada a integração entre cursos, uma vez que os voluntários pertenciam aos cursos de biomedicina e medicina, e, também, a aprimoração da visão dos alunos sobre a prática do modelo biopsicossocial.

Conclusão ou Hipóteses: A integração desenvolvida entre os diferentes cursos contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes e para o recolhimento de dados para pesquisa. O atendimento à saúde foi bastante produtivo e possibilitou o compartilhamento de informações sobre prevenção e diagnóstico precoce de doenças, além de promover a saúde local.


Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.