Amamentação em evidência: defendendo uma causa para usuárias do SUS em Belém - PA

Amanda Laís Ferreira de Moraes, David Américo de Assunção Júnior, Maria Cristina Penna Moura, Ana Flávia de Morais Santos Borges, Liliane Silva do Nascimento

Resumo


Introdução: A amamentação é fundamental para o correto desenvolvimento da criança, pois o leite materno fornece todos os nutrientes na quantidade certa para a criança. A OMS recomenda a amamentação como única fonte de alimentação para os lactentes até os seis primeiros meses de vida. Os índices nacionais de aleitamento exclusivo permanecem baixos, refletindo a necessidade de conscientização materna.

Objetivos: Favorecer ações e práticas educativas referentes à amamentação a usuárias de uma Unidade Municipal de Saúde em Belém-Pa.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Primeiramente realizou-se um aprofundamento do referencial teórico para embasar a criação de álbum seriado (50cm x 1m, 5 folhas). O local da prática foram salas de espera da unidade. Foram pontuados e expostos com auxílio de imagens no álbum seriado, importância, benefícios para mãe e filho, cuidados gerais, higiene, pega correta, posições adequadas, livre demanda, produção de leite, locais para amamentar, problemas comuns, mitos e legislação. Após a ação foi concedida a oportunidade para questionamentos e levantado à opinião dos usuários referente à ação através de questionários. A amostra foi composta de 148 ouvintes. O período de realização das ações foi de Novembro/2012 a Fevereiro/2013.

Resultados: Foram realizadas 14 ações educativas, alcançando um total de 148 participantes. A interação entre usuários e palestrantes foi satisfatória através de indagações e relatos de experiências dos usuários. Demonstrou ser ação importante na formação acadêmica como contato com usuários do SUS e da vivencia real da educação em saúde para os envolvidos. As ações foram classificadas pelos usuários como boa, ótima, importante, muito boa e eficiente.

Conclusão ou Hipóteses: Ações educativas devem ser promovidas desde o ambiente escolar, a fim de que se formem e consolidem hábitos saudáveis, evitando que alguns mitos e outras falsas crenças prejudiquem não só a amamentação, mas também aos outros assuntos pertinentes a saúde, e que se conscientize sobre a importância do acompanhamento do indivíduo por profissionais de saúde.


Palavras-chave


Amamentação; SUS; Educação em Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.