Educação em saúde com adolescentes na zona rural de Manaus

Glauce Lenira Silva Belém, Gilvan Gil Martins, Joyce Maria Nina de Oliveira Trancoso

Resumo


Introdução: Ações de Educação em Saúde nas escolas funcionam como um importante aliado na capacitação de adolescentes para a tomada de decisões favoráveis à sua saúde. Neste contexto, destaca-se a necessidade de inclusão da sexualidade como temática que deve ser abordada de maneira contínua e alternativa, possibilitando a compreensão e decisão entre o estilo de vida e as condutas protetoras, ou de risco.

Objetivos: Planejar abordagens de promoção de saúde, implementando atividades alternativas da Educação em Saúde para alunos da zona rural de Manaus, abordando temas relacionados à sexualidade e métodos contraceptivos na adolescência.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo descritivo, utilizando-se método quali-quantitativo. O público alvo foi de adolescentes moradores da zona rural de Manaus, matriculados regularmente na Escola Municipal Abílio Alencar. Identificou-se inicialmente o conhecimento prévio dos adolescentes relacionado à sexualidade, através da aplicação de um questionário e leitura das perguntas deixadas por estes, numa caixa de dúvidas, seguido da realização de métodos de educação em saúde tradicionais (explanação verbal e meios audiovisuais) e alternativos (atividades lúdicas: dinâmica do ovo, representação teatral, gincana, visita a Universidade), facilitando a adoção de práticas preventivas e melhor qualidade de vida.

Resultados: Verificou-se que a principal fonte de informações sobre sexualidade entre os adolescentes são os amigos (50%); um início precoce da atividade sexual (11 a 14 anos); e um conhecimento restrito quanto à diversidade dos métodos contraceptivos. Neste intuito, a instituição de metodologias diferenciadas (extraclasse) e lúdicas ofereceu maior impacto prático que abordagens tradicionais, visto que as mesmas além de oferecer informações teórico-científicas, apreendem melhor a atenção dos alunos, proporcionando maior oportunidade para o esclarecimento de suas dúvidas, manifestado através de participação, pró-atividade e entusiasmo.

Conclusão ou Hipóteses: A promoção da saúde deve ser incentivada de forma permanente, além de ter na educação em saúde uma estratégia potente para abordar os adolescentes do meio rural, através de metodologias diferenciadas e lúdicas, condizentes com a sua realidade de vida, permitindo o despertar da adoção de novas práticas que modificam positivamente a realidade de vida daquele ambiente.


Palavras-chave


Educação; Adolescentes; Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.