Educação em saúde: percepção dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família

Simone Dantas Soares, Geordany Rose de Oliveira Viana Esmeraldo

Resumo


Introdução: Ações de educação em saúde, como estratégias para a promoção da saúde, têm como objetivo permitir a identificação das necessidades da população, além de facilitar intervenções conjuntas da equipe multiprofissional de forma participativa e construtiva. Nessa perspectiva, o enfermeiro, enquanto integrante da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), tem papel fundamental na educação em saúde.

Objetivos: Conhecer a visão dos enfermeiros sobre as práticas de educação em saúde no contexto da ESF.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo analítico e crítico de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada no município de Fortaleza-Ce, em dois Centros de Saúde da Família (CSF), situados nas Secretarias Executivas Regionais (SER) IV e VI. Os sujeitos da pesquisa foram sete enfermeiros que atuam equipes de Saúde da Família dos dois CSF selecionados. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista do tipo semi-estruturada. Após a coleta de dados, as informações foram agrupadas e discutidas a partir da compreensão da Análise de Conteúdo de Minayo (2007).

Resultados: Os resultados revelaram que os enfermeiros, compreendem as ações de educação em saúde com base na prevenção das doenças, subsidiado por um enfoque de mudanças individuais de comportamento. Evidenciamos como dificuldades em realizar práticas de educação em saúde: carência de material educativo; pouco apoio da gestão; a sobrecarga e o despreparo dos profissionais; e como facilidades: experiência prévia, interesse e habilidades dos profissionais; estrutura física da unidade; a parceria com as instituições acadêmicas.

Conclusão ou Hipóteses: Acredita-se que esse trabalho, possa subsidiar um processo reflexivo a cerca dos aspectos da promoção da educação em saúde.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Enfermeiros; Educação em Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.