Acompanhamento em grupo do crescimento e desenvolvimento infantil

Valeska Cahu Fonseca da Nóbrega, Maria Betânia Maciel Silva, Maria da Apresentação Nascimento Silva

Resumo


Introdução: O acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento (CD) da criança identifica situações de risco e busca atuar de forma precoce nas intercorrências. São ações simples, como realizar medidas antropométricas e avaliar aquisições de novas habilidades. A presença dos pais neste momento da formação do grupo, fortalece uma visão integrada da saúde infantil desviando o foco de atenção as doenças.

Objetivos: Nessa perspectiva, tem-se por objetivo compartilhar a experiência vivida por enfermeiros de uma Unidade Básica de Saúde no Acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento (CD) grupal da Criança no que diz respeito à participação dos pais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência desenvolvida na Unidade de Saúde da cidade de Parnamirim/RN. O grupo foi coordenado pela enfermeira da ESF e por uma equipe multiprofissional. Participaram pais com crianças de 0 a 3 meses. A escolha por este intervalo de idade foi pela necessidade de trabalhar cuidados e temas educativos semelhantes, o que viabilizaria a dinâmica de desenvolvimento da ação. O tema educativo desenvolvido foi sobre o Aleitamento Materno. Os pais foram estimulados a realizar medidas antropométricas e identificar os principais marcos do desenvolvimento físico, neurológico e psicossocial da criança. Foi utilizado um tatame e brinquedos propiciando conforto para ambos.

Resultados: Foi observado que o acompanhamento do CD realizado em grupo apresenta vantagens por atender os pais ao mesmo tempo reduzindo o tempo de espera destes para as consultas dos filhos. Além disso, este atendimento produz uma boa integração do grupo, oportuniza á troca de experiências e fortalece as potencialidades individuais e coletivas somado com o desenvolvimento das atividades educativas.

Conclusão ou Hipóteses: Diante disto, observou-se que o CD em grupo colabora com o processo de autonomia e responsabilidade dos pais com a saúde dos seus filhos, valorizando o diálogo e a tomada de decisões, contribuindo para a saúde de suas crianças. Denota-se a necessidade de fortalecer trabalhos educativos para a coletividade que proporcionem maior interação e autonomia entre os pais e os profissionais de saúde.


Palavras-chave


Crescimento e Desenvolvimento; Criança; Grupo

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.