Ação socioambiental como estratégia de promoção de saúde e inclusão social

Andressa Magno Lins, Patrícia dos Santos Ferreira, Vanessa Pita, Erica Lopes Bueno, Paulo Klingelhoefer de Sá

Resumo


Introdução: O trabalho aborda o desenvolvimento de uma campanha, promovida pelos estudantes da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), que transforma resíduos produzidos pela sociedade em equipamentos de suporte à saúde como estratégia de inclusão social e preservação ambiental. Através da campanha "Anel de Solidariedade", lacres de alumínio são recolhidos e posteriormente trocados por cadeiras de rodas.

Objetivos: Promover a inclusão social de portadores de deficiência física, de áreas próximas as Unidades de Saúde da Família; estimular a sociedade a participar de ações coletivas; incentivar a participação de estudantes de medicina em trabalhos comunitários, humanitários e de conscientização ambiental.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Os estudantes da FMP, autores desse projeto, realizam a campanha de arrecadação de anéis de latas de alumínio acondicionadas em garrafas PET de 2 litros. Em parceria com a empresa FRATO Ferramentas que, para cada 80Kg de anéis arrecadados, fornece uma cadeira de rodas para ser encaminhada à uma das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) sob gestão da faculdade. A FMP fornece material para divulgação e infraestrutura logística. Há ampla divulgação na mídia, além do apoio de comerciantes e da sociedade. A escolha dos pacientes que recebem a doação é feita pelo médico do PSF, que conhece a realidade social das famílias e acompanha o indivíduo, dando ao mesmo o suporte necessário.

Resultados: Após três meses de campanha, a primeira cadeira foi entregue à uma paciente portadora de Síndrome de Rett. Em um ano de campanha cinco pacientes foram beneficiados e havendo ainda quantidade de anéis suficientes para a arrecadação de mais três cadeiras, revelando o grande envolvimento dos estudantes, PSFs e comunidade. Os resultados foram além das expectativas, os anéis de alumínio que antes eram vistos sujando jardins e ruas da cidade, desapareceram e as garrafas PET de 2 litros foram fornecidas para alguns colaboradores. O lixo deixou de ser desprezível e tornou-se útil.

Conclusão ou Hipóteses: A atividade desenvolvida representa uma prática que envolve ética, cidadania e responsabilidade social através do compromisso comunitário e com o meio ambiente. Para tanto, a mobilização de diferentes níveis da sociedade torna-se foco desta integração acadêmica e comunitária em favor de um objetivo comum: o respeito à vida e à pessoa.


Palavras-chave


Solidariedade; Lacres; Ambiente

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.