Avaliação dos fatores de riscos para o câncer de colo de útero

Yuji Magalhães Ikuta, Carinne Costa Vieira, Elisa Figueiredo Alves da Silva, Caio Vinicius Botelho Brito, Catarina Raquel Gemaque Barbosa

Resumo


Introdução: O câncer de colo de útero apresenta na região norte uma relação de 23100000 hab., o mais alto do país, sendo a atenção primaria a maior responsável em rastrear e prevenir novos casos.A prevenção seria na mudança dos fatores de riscos mutáveis como,desestimulo ao tabagismo, cuidado com DSTs etc.

Objetivos: Avaliar os fatores de risco para o câncer de colo de útero (condições socioeconômicas, início da atividade sexual, tabagismo, número de parceiros sexuais e paridade). Conhecer a incidência de vulvovaginites do PCCU oferecido pela USF Tenoné. Identificar as faixas etárias que mais procuram.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo analítico descritivo, que foi realizado com a população de mulheres atendidas e cadastradas na Unidade Saúde da Família Tenoné, no período de Fevereiro a Junho de 2012.Foi realizada por meio de aplicação de um questionário e após a obtenção destes, preenchidos, foi avaliado a prevalência das alterações e sua relação com os fatores de risco. Os critérios de seleção incluíram somente mulheres que já tiveram ou têm atividade sexual ativa e que sejam cadastradas na USF Tenoné.

Resultados: A amostra foi constituída de 100 mulheres,dentre os fatores de risco, foi observado que a escolaridade das mulheres submetidas ao questionário era: ensino fundamental completo 35%,era casada 52%,em relação à freqüência de realização da Colposcopia, verificou-se que 58% fazem anualmente e as outras 42% o deixam de fazer com tal frequência.A idade do início da atividade sexual, 75% das entrevistadas tiveram coitarca antes dos 18 anos, sendo que 82% já tiveram 3 ou mais parceiros sexuais durante a vida e 46% tem mais de 3 filhos. 23% são tabagistas.

Conclusão ou Hipóteses: Na amostra não foi encontrada nenhum caso de neoplasia.As alterações encontradas acometeram todas as faixas etárias, em especial entre 35 a 45 anos.Todos os fatores de risco estudados em relação ao câncer do colo do útero foram observados entre os hábitos de vida das mulheres submetidas ao questionário,o que demonstra a importância da prática de prevenção desta doença entre a população feminina.


Palavras-chave


Câncer de Colo de Utero; Colpocitologiaoncotica; Fatores de Risco

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.