Ações educativas para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de colo uterino

Maria Samara Alves da Silva, Ana Paula Oliveira Gonçalves, Renata da Silva Corrêa, Mayara Gabriela Salgado Murici, Rosana Santos Bezerra

Resumo


Introdução: O câncer de colo de útero é a segunda neoplasia mais comum entre mulheres no mundo. A prevenção desse tipo de câncer e as intervenções passam a ser direcionadas à sua detecção precoce, com a garantia de um tratamento oportuno. Para isso é responsabilidade dos profissionais de saúde a realização de ações, com a finalidade de informar e incentivar as mulheres a realizar o exame de PCCU.

Objetivos: Este trabalho objetiva relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem vivenciadas durante uma ação educativa em saúde junto às mulheres presentes na Unidade Municipal de Saúde, localizada no bairro do Guamá, Belém-Pa.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade educativa, realizada durante a prática da atividade curricular Atenção Integral a Saude da Mulher, Criança e Adolescente em que se realizou palestras direcionadas à mulheres de várias idades, que aguardavam por atendimento na Unidade de Saúde. As palestras envolveram vários assuntos que estavam interligados à Prática de Prevenção de Câncer de Colo Uterino, dentre eles a explicação e demonstração da anatomia do útero, infecção pelo HPV, fatores de risco, prevenção e cuidados, além de abordar sobre os vários estágios da doença. Explicando o processo para realização dos exames e incentivando-as a propagar o conhecimento ali adquirido.

Resultados: Foi observado que as participantes permaneceram atentas às explicações, interagindo com perguntas e até mesmo partilhando experiências vivenciadas. Ao final das palestras muitas se mostraram interessadas em realizar o exame e serem multiplicadoras das informações recebidas.

Conclusão ou Hipóteses: A carência de conhecimentos por parte da população em relação ao exame de PCCU e cuidados gerais para a prevenção do Câncer de Colo de Útero, mostrou a importância de atividades educativas a fim de minimizar os problemas causados, caso não seja feita uma investigação precoce.


Palavras-chave


Câncer; Diagnóstico; Educação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.