Aderência ao tratamento e importância do cuidador

Maria Amalia Borges Cardoso, Natalia Galbiati Silveira, Elber Rocha Arruda, Cleo Borges, Sofia Adelia Bernardo da Silva

Resumo


Introdução: À medida que o ser humano envelhece, muitas tarefas do cotidiano, consideradas banais e, portanto, de fácil execução, vão muitas vezes de forma imperceptível, tornando-se cada vez mais difíceis de serem realizadas.

Objetivos: À medida que o ser humano envelhece, muitas tarefas do cotidiano, consideradas banais e, portanto, de fácil execução, vão muitas vezes de forma imperceptível, tornando-se cada vez mais difíceis de serem realizadas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo transversal, junto a 67 idosos residentes do bairro São Matheus da cidade de Várzea Grande - MT, por meio de visitas domiciliares.Foi avaliado o grau de dependência pelo índice Katz;sexo,idade ,uso correto de medicação,fonte de cuidado e se necessitou de internação nos últimos seis meses,através de questionário elaborado com base no BOAS (BRAZIL OLD AGE SCHEDULE).

Resultados: Os resultados revelaram que 76,11% dos idosos são classificados como independentes pelo índice de Katz. Quanto ao uso de medicação, 79,41% das mulheres, que usam medicamento o fazem de forma correta,no sexo masculino a aderência medicamentosa é verificada em 54,54% sendo que 45,46% usam a medicação de forma incorreta.Evidenciou-se um maior número de internações nos homens, 28,57% contra 17,94% de mulheres.Notou-se que as visitas domiciliares associadas a presença de um cuidador auxiliam na maior adesão medicamentosa e consequente manutenção do bem estar e qualidade de vida dos idosos.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que a presença de um cuidador mesmo na vigência de pacientes classificados como independes, melhora a adesão medicamentosa e consequentemente o controle da doença evitando complicações.


Palavras-chave


Idosos; Capacidade Funcional; Cuidador

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.