Importância da ESF para modificar o perfil epidemiológico da lta em Almenara - MG

Ana Flávia Costa da Silveira Oliveira, Edjon Gonçalves Santos, André Silva de Oliveira, Rhanne Afonso Macêdo, Sérgio Oliveira de Paula

Resumo


Introdução: As leishmanioses são zoonoses que estão entre as doenças mais relevantes e emergentes em todo o mundo. Anualmente, registra-se de 0,7 a 1,2 milhão de casos de Leishmaniose Tegumentar (LT). Nas Américas, o Brasil é o país com a maior taxa de incidência da doença e o estado de Minas Gerais foi o 5º estado com maior número de casos em 2010.

Objetivos: Com uma taxa de incidência 9 vezes maior em relação a este estado, o município de Almenara, Minas Gerais, foi objeto deste estudo. Trata-se de um estudo analítico descritivo que buscou caracterizar e analisar o perfil epidemiológico da LT neste município.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi utilizado como base de dados os casos confirmados de LT notificados no SINAN no período de 2010 até o primeiro semestre de 2012 e o perfil epidemiológico da doença foi traçado a partir das variáveis: ano de notificação, profissão, sexo, idade, hábitos, moradia, conhecimento sobre a doença e investigação local dos casos.

Resultados: Verificou-se um aumento considerável da incidência da doença, que evoluiu de 2,06/10.000 habitantes no primeiro semestre de 2010 para 5,67/10.000 habitantes no primeiro semestre de 2012. Na avaliação da distribuição dos casos notificados de acordo com a zona de moradia, no ano de 2012 houve uma alteração do perfil epidemiológico da doença que deixou de ser predominantemente rural e assumiu um perfil urbano. O contexto mostrou ainda um ambiente favorável ao desenvolvimento do vetor e população alheia aos fatores preventivos.

Conclusão ou Hipóteses: Para reduzir a incidência da doença torna-se necessária atuação intensiva da Estratégia Saúde da Família, realizando busca ativa de casos, sendo parceira da vigilância em saúde e superando a fragmentação das políticas públicas. A integração em todos os níveis de atenção é fundamental para que se possa incidir sobre os determinantes sociais do processo saúde-doença.




Palavras-chave


Leishmaniose Tegumentar; Epidemiologia; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.