Análise dos índices de violência em três cidades do estado do Pará

Lara Cochete Moura Fé, Lohrane Rosa Bayma, Arthur de Almeida Vieira, Maria do Socorro Castelo Branco de Oliveira

Resumo


Introdução: A segurança pública destaca-se como uma das maiores preocupações da sociedade brasileira atualmente. As causas externas de morbidade e mortalidade compreendem as lesões decorrentes de acidentes (relacionados ao trânsito, afogamento, envenenamento, quedas ou queimaduras) e de violências (agressões/homicídios, suicídios, tentativas de suicídio, abusos físicos, sexuais e psicológicos).

Objetivos: Descrever o número de óbitos por ocorrência por causas externas em três cidades (Belém, Ananindeua e Marabá) do estado do Pará, Brasil, segundo a faixa etária e local de ocorrência.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo de séries temporais, com dados referentes aos óbitos por causas externas na população de três cidades paraenses (Belém, Ananindeua e Marabá) obtidos a partir do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) gerenciado pelo Ministério da Saúde, no período de 2000 e 2010.

Resultados: O Pará, de 2000 a 2010, passou de 21º para 3º no contexto nacional de evolução dos homicídios. O maior número de óbitos por causas externas, tanto em 2000 quanto em 2010, abrangeu a faixa etária de 20 a 29 anos, no ambiente hospitalar, do gênero masculino. A capital apresentou um aumento de 32% destes 10 anos, apresentando, em 2010, a via pública como local mais prevalente. Ananindeua apresentou poucos dados no ano de 2000 (total de 8 óbitos por causas externas), em 2010, o total foi de 1.071. Marabá, de 2000 até 2010, apresentou prevalência da via pública como local, apresentando um aumento de aproximadamente 159% dos óbitos totais por causas externas.

Conclusão ou Hipóteses: No país e no Pará, as causas externas se mantêm como importante desafio imposto às autoridades. A análise dos óbitos por causas externas possibilita identificar grupos de risco e tendências temporais para apoiar na definição de ações preventivas. Os polos dinâmicos da violência se deslocam das capitais e/ou regiões metropolitanas rumo ao interior dos estados (processo de interiorização).


Palavras-chave


Causas Externas; Pará; Violência

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.