As repercussões da prática do lian gong no relato dos trabalhadores/instrutores

Luzia Toyoko Hanashiro e Silva, Vânia Elizabeth Simôes Duarte

Resumo


Introdução: : Lian Gong (LG) em 18 Terapias é uma ginástica chinesa desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo e é oferecida a trabalhadores e usuários em 167 espaços públicos de Belo Horizonte, conduzida por 318 trabalhadores/instrutores da saúde. É uma prática corporal inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e constitui ação importante na Promoção da Saúde.

Objetivos: Conferir e divulgar os relatos dos instrutores quanto às mudanças na vida dos praticantes, no processo de trabalho e a transformação do seu modo de viver com os conhecimentos adquirido na capacitação, na prática do LG e na convivência com os praticantes e colegas da Unidade de trabalho.

Metodologia ou Descrição da Experiência: : Para avaliação, organização e acompanhamento do Programa os instrutores preenchem, regularmente, um formulário. Foram analisados os 80 primeiros formulários entregues em 2013 e consideradas quatro questões:- Que repercussões você observou em seu trabalho com a capacitação e prática do LG?-Que repercussões você observou em sua vida com a capacitação e prática do LG?-Que resultados você tem observado ou escutado de seus praticantes? e Comentários. As respostas foram agrupadas por temas. O percentual de vezes em que a mesma resposta apareceu foi considerado sobre o número total de respostas apresentadas na questão. Em ‘comentários’ foram selecionados os mais significativos.

Resultados: Os formulários demonstraram que houve mudanças na forma de atender do instrutor, com mais estímulo e disposição para o trabalho; maior participação e vinculação dos usuários às suas equipes e melhoras no processo de trabalho. Os instrutores relataram melhoria dos aspectos psicológicos; melhor condicionamento físico e mudanças na compreensão e abordagem dos usuários. Nos relatos dos usuários foi observado: alívio das dores crônicas; mais prazer em viver; melhor flexibilidade e coordenação motora; melhor controle da pressão arterial e glicemia; mais disposição em executar tarefas; melhor qualidade do sono; convívio social harmonioso; suspensão ou redução do uso de medicamentos.

Conclusão ou Hipóteses: As observações relatadas pelos instrutores mostram que a capacitação de instrutores de LG, a prática regular e a convivência com praticantes e trabalhadores repercutem significativamente na melhoria da qualidade de vida destes atores. A ginástica chinesa é uma ação importante na promoção da saúde, resultando em maior responsabilização pela saúde e protagonismo dos praticantes.


Palavras-chave


Prática corporal; Promoção da Saúde; Responsabilização pela Saúde

Apontamentos

  • Não há apontamentos.