A construção do conhecimento registrado em portfólios reflexivos baseados na extensão comunitária

Monica Shishido, Patricia Moraes, Karla Ferreira Rodrigues

Resumo


Introdução: Em 2009, foi aprovado o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) da Universidade Regional de Blumenau. Um dos objetivos do PET-Saúde é inserir acadêmicos nas práticas diárias do Sistema Único de Saúde. Duas bolsistas foram inseridas na Estratégia Saúde da Família (ESF) Marco Francisco Barth de Blumenau para desenvolver atividades de pesquisa e extensão na comunidade adjacente.

Objetivos: O objetivo do presente estudo é avaliar essas reflexões obtidas por meio das experiências vivenciadas em campo e registradas nesses portfólios. Além disso, busca-se revelar como as atividades de extensão atingiram os sujeitos responsáveis pelas intervenções.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A Escola Básica Municipal Henrique Alfarth, situada na área de abrangência da ESF, foi contemplada com o projeto “Cinema com Pipoca”, no qual temas como gravidez na adolescência, relações familiares e bullying, foram discutidos em 11 encontros com os alunos do Programa Mais Educação, do governo Federal, no período de 17 de agosto de 2011 a 30 de novembro do mesmo ano. Recursos audiovisuais e dinâmicas em grupo foram utilizados nos encontros. A fim de registrar a intervenção, cada bolsista confeccionou seu portfólio reflexivo eletrônico, um instrumento de avaliação formativo que assegura a construção do conhecimento por meio de reflexões das experiências práticas vivenciadas.

Resultados: A partir da leitura dos portfólios reflexivos algumas categorias destacam-se nas transcrições, como a produção de um conhecimento horizontalizado e experimental, no qual as bolsistas e os alunos participantes aprenderam uns com os outros, e a construção de um olhar mais humanístico diante de diferentes realidades que se reflete tanto na vida pessoal quanto na futura vida profissional das mesmas.

Conclusão ou Hipóteses: Desse modo, conclui-se que a inserção de acadêmicos em cenários práticos é uma estratégia favorável ao fortalecimento da relação ensino-serviço e do PET-Saúde, além de proporcionar um ambiente gerador de conhecimento.


Palavras-chave


Portfólio Reflexivo; Construção do Conhecimento; Extensão Comunitária

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.