Arco de Maguerez na problematização da realidade da Estratégia Saúde da Família

Ediléia Marcela Dutra, Evaldo Eufrásio Vasconcelos, Vanessa Matos Gomes dos Santos, João Kildery Silveira Teófilo, Leandro José Sousa Teófilo

Resumo


Introdução: O arco de Maguerez é uma metodologia problematizadora que fornece um caminho para a atuação sobre os problemas da realidade. Utilizada nos processos de formação dos profissionais de saúde, possibilita o aprender criticamente preparando-os para uma ação transformadora nos contextos profissional e social, desenvolvendo um processo de ação- reflexão- ação contínuo e progressivo.

Objetivos: Aplicar o Arco de Maguerez na realidade social de uma equipe da Estratégia Saúde da Família - ESF.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Relato de experiência realizado durante o módulo de Educação na Saúde II do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família, da nucleadora Universidade Estadual Vale do Acaraú, em novembro e dezembro de 2012, no território da ESF de Panacuí em Marco- CE. Utilizou-se como referencial metodológico o Arco de Maguerez, que se fundamenta em cinco passos: observação da realidade social, pontos chave do problema, teorização, hipóteses de solução e execução da ação. Utilizou-se como fonte de dados o Sistema de Informação em saúde da Atenção Básica (SIAB), além dos conhecimentos empíricos dos alunos e profissionais da equipe sobre o território.

Resultados: Observação da realidade: análise dos indicadores de saúde do território, priorizando como problema a baixa adesão das mulheres ao exame de prevenção do câncer de colo uterino. Pontos chave: os determinantes do problema são: questões culturais, dificuldades de acesso e precariedade no funcionamento do serviço e nas atividades educativas. Teorização: busca na literatura sobre o assunto. Hipóteses de solução: diagnóstico situacional do território, discussão da problemática com a equipe e projeto de ação: realização de atividades educativas, coleta de exames preventivos para câncer de colo uterino, acompanhamento e busca ativa das mulheres. Execução da ação: implementação das hipóteses.

Conclusão ou Hipóteses: Apesar de ser uma ferramenta pedagógica voltada para o processo de ensino - aprendizagem pode ser adaptada para o uso no cotidiano dos serviços de saúde, tendo como referência a problematização de uma realidade social, com uma visão diagnóstica inicial, perpassando por um aprofundamento teórico e eleição de ações a serem desenvolvidas, até o momento das intervenções propriamente ditas.


Palavras-chave


Arco de Maguerez; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.