Atuação do médico veterinário na vigilância sanitária

Morgana Alves Cavalcante, José Gabriel Gonçalves Lins

Resumo


Introdução: A Vigilância Sanitária é destinada à defesa da saúde pública, promovendo um domínio sanitário de produção e comercialização (ANVISA), onde atua contra os efeitos contraproducentes gerados por motivos de alguma distorção sanitária. Existe uma variedade de profissionais sanitaristas, entre eles o Médico Veterinário, sendo responsável pela higienização e distribuição de produtos de origem animal.

Objetivos: Objetiva-se evidenciar o papel do medico veterinário atuando na vigilância sanitária, mostrando a importância em fiscalizar a entrada e saída de animais e produtos derivados, a fim de se estabelecer uma barreira sanitária, preservando a saúde dos cidadãos e dos rebanhos nacionais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O médico veterinário exerce a função de fiscalização dando ênfase a higienização e sanidade de produtos de origem animal. Assim evitando a propagação de doenças com grande poder de difusão, que poderá impor restrições ao comercio de animais e derivados de origem, causando danos à saúde pública (BORGES, 2010), onde é o caso das zoonoses que ainda acometem um grande número de animais e humanos. Os casos mais populares dessas doenças são: a tuberculose bovina causada pela Mycobacterium bovis, e a triquinose e yersiniose que acometem suínos, e podem ser transmitidas ao homem, em casos de não inspeção da carne antes do consumo.

Resultados: A segurança alimentar sanitária dos alimentos de origem animal é uma questão relevante, constituindo uma exigência da sociedade, sendo um tema de interesse direto do médico veterinário que além do encargo legal deve alargar as suas competências para participar com efetividade desta importante área de atuação profissional. A inocuidade sanitária é preocupação de todos, onde casos de doenças provocadas por ingestão de produtos de origem animal contaminados podem vim a se tornarem pandemias (OMS), além de trazerem dúvidas e preocupação ao mercado e principalmente ao consumidor.

Conclusão ou Hipóteses: O médico veterinário é um profissional indispensável para assegurar a saúde da população humana e animal, e que seu trabalho é fundamental para o desenvolvimento da humanidade no aspecto cientifico, nutricional, sanitário e em perfeito equilíbrio com o meio ambiente e com os animais que aqui habitam.

 


Palavras-chave


Saúde Pública; Produtos de Origem Animal; Medico Vererinário

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.