Monitoramento entomológico de vetores transmissores de leishmaniose visceral no município de Martinópole - CE

José Reginaldo Pinto, Aleandra Mara Furtado, Maria das Graças Dias Carneiro, Kamyla de Arruda Pedrosa, Gerarda Cunha da Silva

Resumo


Introdução: Os flebotomíneos são vetores transmissores da Leishmaniose Visceral e são de importância entomológica para se avaliar o índice de endemicidade da doença em uma região. O monitoramento entomológico objetiva conhecer a distribuição sazonal e abundância relativa das espécies Lutzomyia longipalpis e/ou Lutzomyia. cruzi, para estabelecer o período mais favorável de transmissão da doença.

Objetivos: Esse relato de experiência visa demonstrar como foi realizado o monitoramento entomológico dos vetores transmissores da leishmaniose visceral na localidade de Açude, município de Martinópole, Estado do Ceará, determinando-se a distribuição espaço-temporal de flebotomíneos nesse município.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Nessa experiência, para a captura dos vetores, foram utilizadas 10 armadilhas luminosas do tipo CDC (Capturador de Castro), sendo 10 por dia durante um período de 3 dias a cada mês. O monitoramento nesse município foi realizado de julho de 2010 a junho de 2012 e envolveu a equipe técnica da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde do município de Camocim.

Resultados: Foram capturados 5.024 espécimes, pertencentes a 5 espécies de flebotomíneos. A espécie mais encontrada foi a Lutzomyia longypalpis (90,80%), seguida das espécies: Lutzomyia lenti (3,24%); Lutzomyia evandroi (2,98%) e Lutzomyia whitmani (2,98%). O presente estudo entomológico é a primeira descrição de espécimes encontrada de flebotomineos no Município de Martinópole, Os resultados obtidos são semelhantes aos registrados em outras experiências sobre vetores de leishmanioses realizadas em diversas regiões brasileiras, nas quais Lu. longipalpis foi a espécie mais frequente.

Conclusão ou Hipóteses: Os padrões temporo-espaciais de distribuição dessa espécie ratificaram seu importante papel na transmissão da leishmaniose visceral no município abordado. A posse desses dados possibilita à vigilância entomo-epidemiológica acompanhar de forma contínua o comportamento dos vetores e o estado de saúde da população local, orientando de modo eficaz a aplicação de medidas preventivas.





Palavras-chave


Monitoramento Entomológico; Leishmaniose; Distribuição Espacial

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.