Doença falciforme: educação em saúde na Atenção Primária de Minas Gerais

Mila Lemos Cintra, José Nélio Januario, Ana Paula Pinheiro Chagas Fernandes, Priscila Quirino de Souza Menezes, Ruth Santos Fontes Silva

Resumo


Introdução: O projeto “Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária” foi estruturado considerando três processos: mobilização de gestores, formação de facilitadores e replicação. Visa à capacitação profissional para a atenção integral à pessoa com doença falciforme e tem como objetivo construir uma estratégia de cuidado vinculada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos: Descrever a experiência e os resultados obtidos no processo de replicação por meio de seminários e oficinas de capacitação nas unidades de saúde de oito municípios de Minas Gerais, de março a dezembro de 2012.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Oito municípios de Minas Gerais, cujos profissionais foram aprovados no curso “Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária”, modalidade de educação a distância, aderiram à proposta e iniciaram o Processo de Replicação dos conhecimentos teóricos e práticos em DF no período de março a dezembro de 2012. A replicação aconteceu em duas fases: Seminário de Doença Falciforme (DF) para profissionais de nível superior que não participaram do curso e oficinas de capacitação nas unidades de saúde para profissionais de nível médio através do facilitador. Cada facilitador pôde adaptar a proposta à realidade de sua unidade de saúde utilizando diversas metodologias pedagógicas.

Resultados: 173 profissionais de nível superior (Médicos e Enfermeiros) participaram do seminário de Doença Falciforme. 478 profissionais de nível médio (Agente Comunitário de Saúde, Técnico e Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Administrativo, Técnico de Saúde Bucal, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Higienização, Porteiros e Vigias) participaram das oficinas de capacitação nas unidades de saúde. Foram 103 oficinas em 24 unidades de saúde realizadas por 24 facilitadores (média de 4 encontros).

Conclusão ou Hipóteses: O trabalho realizado proporcionou ampliação dos conhecimentos sobre DF (fisiopatologia e manejo clínico na APS) permitindo o aprimoramento da qualificação técnica e, melhoria da qualidade no atendimento à pessoa com DF. Foram enriquecidos pela prática dos profissionais e relatos de experiências dos pacientes/familiares com DF da área de abrangência.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Doença Falciforme; Atenção Primária

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.